Publicidade
Esportes
Copa do Brasil

Nacional perde para o Dom Bosco-MT pela estréia da Copa do Brasil

Nacional vai decidir a vaga longe de Manaus, na próxima semana. 20/04/2016 às 21:33 - Atualizado em 21/04/2016 às 00:06
Show nacional am copa verde 1170x480
Leão luta para se manter vivo na temporada (arquivo A CRÍTICA)
Valter Cardoso Manaus-AM

O Nacional começou mal a  Copa do Brasil contra o Dom Bosco, em Cuiabá. O time amazonense perdeu por 2 a 0 e ainda desperdiçou um pênalti no primeiro tempo com Rodrigo Dantas.

Com a vitória por 2 a 0, o Dom Bosco pode até perder por um gol de diferença na partida da volta, que mesmo assim avança à segunda fase. O Nacional precisa vencer por três gols de diferença para ir à frente no torneio. Vitória do time de Manaus por 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

A formação do time amazonense não foi muito diferente do time que jogou pela Copa Verde, contra o Remo, na última vez que o Naça entrou em campo. A única novidade foi a entrada de Leandro Chaves no meio de campo. O time ainda tinha os desfalques de Wanderley, Charles, Vitor e Rafael Silva, todos lesionados.

O Dom Bosco, eliminado na segunda fase do Campeonato Mato-Grossense, tem a Copa do Brasil como seu foco principal no semestre, por isso não poupou forças para o jogo.

O jogo de volta está programado para a próxima quarta-feira (27). Inicialmente, a partida estava programada para a Arena da Amazônia, em Manaus, mas o Nacional foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de um mando de campo pela confusão de torcedores no jogo contra o Remo, e terá que jogar fora de Manaus. A tendência é que o time mande o jogo em Itacoatiara ou Manacapuru.

Gols
Aos 10 da primeira etapa, uma boa jogada do Dom Bosco pela direita com João Lenon, que cruzou na medida para Fernandinho. Ele chutou no canto esquerdo do goleiro Robert e abriu o placar.

No segundo tempo, aos 4 minutos, o Nacional já  esboçava uma reação,  Osvaldir chegou a carimbar a trave do Dom Bosco, aos 8 minutos da segunda etapa. Quando o Leão era melhor, aos 33 minutos, Fernandinho foi puxado dentro da área e o juíz marcou pênalti. Natan amplicou o placar.

 Arena Pantanal
 recebeu jogos na Copa do Mundo. Sem o Laudo de Vigilância Sanitária e Higiene, a CBF vetou a presença de público. Porém, um acordo assinado entre o Ministério Público Estadual, governo de Mato Grosso, clubes e Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) liberou a Arena Pantanal para ter torcida nas arquibancadas. O acordo, porém, só foi assinado na segunda-feira (18). A proximidade do jogo e a má fase do time afastaram o público que compareceu em baixo número ao estádio.

Crise?
Após uns bons resultados em amistosos, na pré-temporada, o Leão não conseguiu engrenar nos jogos oficiais. O único resultado positivo foi contra  raco Santos do Amapá na Copa Verde. A ironia era justamente que o seu adversário na Copa do Brasil, o Dom Bosco, era quem vinha de um momento turbulento -  o time matogrossense estava há quatro jogos sem vencer, com três derrotas e um empate.

Após o fim do jogo desta quarta-feira, as redes sociais do Nacional receberam dezenas de comentários de torcedores furiosos, cobrando uma postura diferente do time dentro de campo.