Publicidade
Esportes
Craque

Natação é ideal para crianças a partir dos seis meses, apontam especialistas

De acordo com os professores de Educação Física do Centro Literatus,  por conta do clima do Amazonas, seis meses é a idade ideal para que um bebê comece a praticar o desporto 08/11/2012 às 09:17
Show 1
Centro Literatus fará festival de natação no sábado
Lorenna Serrão Manaus

Fortalecimento respiratório, condicionamento físico e inibição do medo. Esses são alguns dos muitos benefícios causados pela natação, modalidade apontada por especialistas como a mais indicada para crianças. De acordo com os professores de Educação Física do Centro Literatus,  por conta do clima do Amazonas, seis meses é a idade ideal para que um bebê comece a praticar o desporto.

“Alguns profissionais dizem que o bebê pode começar a praticar a natação aos três meses, mas como o Amazonas é um estado muito quente nós optamos por iniciar essa atividade aos seis meses num período de 30 a 40 minutos, três vezes por semana”, afirmou Madison Kleber – professor do Literatus há 12 anos.


Crianças precisam ser orientadas por profissionais. Foto Ney Mendes

Segundo a professora Lídia Hitotuz, é importante também que, além de ter acompanhamento dos pais, as crianças sejam orientadas sempre por um profissional de educação física.

“Trabalhar com criança é sempre muito delicado, pois elas não podem de forma alguma sofrer nenhum tipo de trauma, como ficar com medo de água ou ter dificuldade para se socializar com os coleguinhas. Aqui no Centro Literatus nós fazemos uma trabalho totalmente pedagógico, com ferramentas educativas e exercícios lúdicos, para que os pequenos se sintam sempre bem a vontade”, explicou a professora.

Ainda segundo os professores, quanto mais cedo os bebês começarem a praticar a natação, maior será a capacidade de aprendizagem e socialização, já que a parte psicológica também é trabalhada durante as aulas.

“Vale lembrar que aos seis meses eles não aprenderão a nadar, mas estarão adaptados com a água e aos três, quatro anos, não terão nenhuma dificuldade em fazer exercícios mais avançados, como mergulhar e flutuar na piscina, além é claro de se relacionarem bem com os colegas e desenvolverem um espírito de competição saudável”, pontuou Adriana Almeida.

Festival de Natação
No sábado (10), o Centro Literatus promove o Festival de Natação, evento que contará com participação de aproximadamente 100 crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental.  O objetivo do encontro, segundo o gerente de esportes, Ivan Fonseca, é promover a integração entre os alunos e comemorar o encerramento do ano letivo. O festival acontecerá nas piscinas da sede da Rua Paraíba, em duas etapas, das 8h às 12h (atletas de 02 a 05 anos) e das 15h as 19h (atletas de 06 a 12 anos).