Publicidade
Esportes
Craque

Nova federação de Jiu-Jitsu no Amazonas

Copa White Belt de Jiu-Jitsu inaugura a Federação Amazonense de Jiu-Jitsu  10/11/2012 às 14:48
Show 1
Lutadores não graduados terão a chance de mostrar o seu valor
PAULO RICARDO OLIVEIRA ---

A Copa White Belt de Jiu-Jitsu, que acontece, hoje, a partir das 10h, no CT da Associação Sensei de Lutas Esportivas (Asle), no Aleixo, Zona Centro-Sul, marca a competição inaugural da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Olímpico (FAJJO). Recentemente a Asle firmou parceria com a Gracie Barra. A junção das academias resultou na denominação Gracie Barra Amazonas/Asle. Fundada dia 8 de julho deste ano, sob presidência do sensei Henrique Machado, 48, fundador da Asle, a entidade pretende dar mais dinamismo e confiabilidade aos eventos da arte do pano.

 “A federação entende que os protagonistas são os professores e os atletas, e não os dirigentes. Nossa proposta é fiel à programação das competições, obediência aos horários definidos para os eventos e valorização dos lutadores, com premiação em dinheiro e a busca de parcerias para que eles disputem eventos nacionais e internacionais”, afirmou Machado, militante local do universo das lutas há mais de 30 anos.

O sensei disse que logo vai renunciar ao comando da FAJJO dando lugar ao vice, Jorge Ababessa, para poder dar maior atenção ao que ele gosta de fazer: revelar novos talentos nas artes marciais. “Emprestei meu nome para maior credibilidade à federação. Mas renunciarei ao cargo logo, porque gosto mesmo é de descobrir e lapidar valores locais do universo das lutas. Esse é meu pepel no processo”.

 Iniciantes adultos

A Copa White Belt vai reunir somente iniciantes adultos no jiu-jitsu nos limites de peso até 70 quilos, até 86 quilos e acima de 86 quilos. A competição reunirá em torno de 200 atletas das 10h até 14h. A organização pretende dar maior dinamismo à disputa quanto ao horários das lutas e a solenidade de premiação de forma a preservar os familiares dos lutadores. Os primeiros colocados ganham premiação em dinheiro. À exceção dos atletas, interessados em assistir às lutas devem levar uma lata ou pacote de leite em pó.

Serviço
O que é: Copa White Belt de Jiu-Jitsu da FAJJO
 Quando: Hoje, das 10h até 14h
 Onde: CT da Barra Gracie Amazonas/Asle, na rua Constelação de Gêmeos, Aleixo, entrada do conjunto Petros
Informações: Jorge Ababessa 8194 0927