Publicidade
Esportes
Primórdios do futebol

O primeiro grande clássico!

CRAQUE viaja na história do futebol  e revela detalhes de uma rivalidade das antigas 06/10/2012 às 18:26
Show 1
Os primeiros confrontos entre Brasil x Racing, nos primórdios do futebol baré
Leanderson Lima Manaus

Você sabe qual foi o primeiro grande clássico do futebol amazonense? Rio-Nal? Pai-Filho? Galo Preto? Ou Operário x Princesa de Manacapuru? Se você escolheu alguma dessas opções, sinto informar, sua resposta esta completamente errada!

Um dos primeiros capítulos da história das grandes rivalidades do futebol baré sequer teve a presença dos clubes citados no início da reportagem, até porque, eles ainda nem existiam. Para entender melhor essa história precisamos fazer uma “pequena” viagem ao ano de 1909, época em que Manaus ainda vivia o apogeu do Ciclo da Borracha. E foi em 1909 que o Brasil Football disputou o primeiro jogo contra o Racing Club. Quem conta como foi que tudo aconteceu é um professor de história Gaspar Vieira Neto, que está escrevendo um livro sobre os primórdios do futebol local.

“A elite amazonense apreciava muito os esportes e um dos preferidos era o futebol”, revela. “Em 1909 surgiram os primeiros clubes e os jornais começaram a dar espaço para o futebol”, completa.

Na ausência de estádios (que só seriam erguidos anos depois) as partidas ocorriam em campos improvisados. Um deles ficava onde hoje está a Praça do Congresso, mas a bola também rolava no Bosque Municipal, além de outros campos localizados na  Floriano Peixoto e Antonio Bittencourt. 

Foi nesta época, onde o futebol era totalmente amador, que surgiu o primeiro grande clássico: Brasil x Racing.

Casa cheia sempre

Fundando em 1906, o Racing Club foi o segundo time criado em Manaus e o primeiro formado totalmente por amazonenses. Durante os anos de 1907 e 1908 teve como adversário mais comum o Sport Manaós - que encerrou suas atividades em 1912, há exatos 100 anos.

Mas foram os jogos contra o Brasil Football que mais chamavam atenção do público, ajudando a criar a primeira grande rivalidade do futebol baré.

“O Brasil Foootball foi criado em 7 de setembro de 1909 e logo se tornou uma das equipes mais competitivas da cidade. Nesta época os dirigentes também jogavam. É o caso de Ulysses Reymar, que era presidente e jogador”, explica Gaspar.

Só em 1909, Brasil e Racing jogaram quatro vezes, com duas vitórias para o Racing (2 x 0 e 1 x 0), uma vitória para o Brasil (2 x 1) e um empate em 0 a x 0.

“Os jornais da época descrevem uma grande presença de público nestes jogos”, revela o professor.

Além dos clássicos regionais, o Brasil e o Racing ainda tinham uma agenda extensa, já que constantemente os times eram desafiados por escretes que chegavam em várias embarcações em Manaus. Num desses confrontos rolou até o primeiro jogo entre Amazonas x Pará, mas isso já assunto para outra reportagem...