Publicidade
Esportes
Craque

O retorno da Consudatle: Manaus volta a ser sede da Confederação Sul-Americana de Atletismo

Mais de 10 anos depois, a  capital amazonense volta a sediar uma das entidades mais importantes do esporte mundial. Congresso da Consudatle no próximo final de semana discutirá, entre outros pontos, o local da entidade 20/01/2016 às 14:41
Show 1
Roberto Gesta confirmou o retorno da sede da Consudatle em Manaus.
Denir Simplício Manaus (AM)

Manaus volta a ser sede da entidade que rege o atletismo na América do Sul. Após mais de uma década a Confederação Sul Americana de Atletismo (Consudatle) volta a ser sediada na capital do Amazonas. A confirmação do retorno foi feita pelo presidente da entidade, o amazonense Roberta Gesta de Melo. Detalhes do retorno serão discutidos com as autoridades locais durante Congresso da Consudatle neste final de semana na cidade.

A Consudatle volta a comandar o atletismo dentro da Vila Olímpica de Manaus, na Zona Centro-Oeste da capital. A afirmação veio de seu presidente, Roberto Gesta, que confirmou reunião com o  secretário titular em exercício da Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), Ricardo Marrocos. No encontro deve ficar estabelecido o local da nova sede da Consudatle, que é itinerante, no complexo esportivo.    


“Teremos uma reunião no domingo (23). Nós vamos trazer a Confederação Sul Americana de Atletismo de volta a Manaus. Ela, que até 2004 esteve aqui, está retornando para Manaus”, disse Gesta, lembrando que a capital amazonense foi sede da Consudatle entre os anos de 1993 até 2004.

Retorno importante

Roberto Gesta falou sobre a volta da Confederação para a cidade e dos possíveis benefícios ao atletismo com seu retorno ao Amazonas.

“Acho que é importante do ponto de vista que é a entidade que rege o atletismo em todo o continente sul americano. Quando ela esteve aqui nós tivemos até eventos mundiais, como a maratona de revezamento na Ponta Negra. Serve de estímulo, serve também como investimento no esporte”, apontou o dirigente.

O congresso

Assim como aconteceu em janeiro de 2015, Manaus recebe o Congresso da Consudatle, nas dependências do Hotel Tropical, na Zona Norte da cidade. São esperados os 13 presidentes das confederações de atletismo da América do Sul, onde serão discutidos pontos como o estatuto da entidade, política, realização de campeonatos e programas relacionados ao esporte.

“No Congresso, que acontece todos os anos, vamos discutir o estatuto da Confederação. Também discutimos os locais de realização dos próximos campeonatos, próxima sede da Consudatle, programas que serão implementados em 2016 e nos próximos anos, combate ao doping, assim como a política da Confederação, entre outros pontos”, explicou Gesta.


O Congresso tem início na próxima sexta-feira (22), onde a Confederação Sul Americana de Atletismo trará especialistas em diversas áreas do atletismo. “Serão explanados temas relacionados ao combate ao doping, especialista em marketing esportivo, centro de desenvolvimento da América do Sul. Também discutiremos a participação da mulher no esporte”, pontuou Gesta, lembrando que o Congresso acontece na sexta, no sábado (22) e no domingo (23), com a presença de todos os presidentes das confederações sul americanas de atletismo.