Publicidade
Esportes
Craque

Palestra sobre Copa do Mundo com participação de Cafu

Durante o evento, que inicia na próxima terça-feira (21), o capitão do penta contará experiências vividas em Copas e apresentará o trabalho social de sua fundação. 17/08/2012 às 17:20
Show 1
O capitão do penta contará experiências vividas em Copas
acritica.com* Manaus

O capitão da seleção pentacampeã do mundo de futebol, Cafu, será um dos palestrantes do ciclo de palestras “Copa do Mundo e Responsabilidade Social”, que será promovido pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal (FESPM) entre os dias 21 e 23 de agosto, das 15h às 17h.

A palestra do ex-jogador acontece no próximo dia 22, às 15h10, no auditório da Fundação. Em sua apresentação, Cafu vai relatar experiências vivenciadas nas Copas do Mundo em que atuou (1994, 1998, 2002 e 2006) e o trabalho de responsabilidade social que desenvolve por meio da “Fundação Cafu” - entidade sem fins lucrativos que surgiu em 2011, no bairro Jardim Irene (São Paulo), onde Cafu morou durante sua infância.

Ao falar sobre sua Fundação, Cafu vai mostrar os programas de incentivo à inclusão social implementados pela instituição e as estratégias empregadas para estimular o engajamento da comunidade em projetos sociais.

Atualmente, a Fundação Cafu ajuda aproximadamente 750 crianças e jovens de baixa renda, com atendimentos de saúde, oficinas de música, esporte, teatro, atividades lúdicas e o projeto voluntário “Brincando de Bola”, que trabalha o futsal masculino e o feminino. Para o público com mais de 16 anos (300 pessoas), a entidade oferece cursos profissionalizantes. No total, a instituição realiza 1.250 atendimentos por mês

De acordo com a diretora-presidente da FESPM, Angela Bulbol, o ex-jogador é um exemplo de como o esporte pode contribuir para a realização de ações sociais importantes junto à juventude. “O esporte tem essa capacidade de gerar boas referências e a trajetória desse atleta mostra que a transformação social não depende apenas do poder público, mas começa com a responsabilidade de cada cidadão”, destaca.

O ciclo de palestras, que será realizado na sede da FESPM (Universidade Nilton Lins, bloco D, Parque das Laranjeiras), vai apresentar ações municipais e estaduais para áreas como integração social por meio do esporte; proteção dos direitos humanos (combate à exploração sexual da criança e do adolescente); e programas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

As inscrições para o ciclo de palestras estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelos telefones 3215-4665, 3215-6011 ou pelo email. Para efetivar a inscrição, é preciso que o participante informe seu nome completo e telefone para contato. No caso dos servidores municipais e estaduais também é necessário informar a secretaria em que trabalham.

Capacitação para o evento esportivo

O ciclo de palestras é uma ação que faz parte do “Programa de Capacitação para a Copa 2014”, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus desde 2009. Segundo Angela Bulbol, as palestras têm o objetivo de mobilizar e capacitar os servidores públicos a fim de que atuem como disseminadores de informações em setores estratégicos (saúde, educação, desporto, lazer e assistência social).

O evento também é voltado aos conselheiros tutelares, técnicos das secretarias estaduais afins, estagiários dos cursos de Educação Física, Pedagogia e Serviço Social do Programa Bolsa Universidade (PBU), ONGs e ao público em geral.

Programação

A abertura do evento acontece no dia 21 de agosto (terça-feira), às 15h, com o tema “Integração Social por Meio do Esporte – Ações do Estado e Município”. Os palestrantes convidados são a secretária estadual de Desporto e Lazer (Sejel), Alessandra Campelo, e o chefe da Divisão de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdej), professor Jean Carlo Azevedo.

No segundo dia de palestras (22/08), a programação inicia com a apresentação de Cafu. Em seguida, a subsecretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Dariana Corrêa Lopes, falará sobre “Proteção dos Direitos Humanos – Combate à Exploração Sexual”. A última exposição do dia terá o mesmo enfoque e será feita pela secretária executiva de Assistência Social e Cidadania (Seas), Graça Soares Prola.

O encerramento do ciclo de palestras será realizado no dia 23 (quinta-feira), com apresentações voltadas a “Saúde Pública e DSTs: Campanhas e Programas de Prevenção”. As especialistas convidadas são a coordenadora municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, médica infectologista Silvana Silva, e a enfermeira infectologista Glaudomira Ferreira Rodrigues, gerente do Serviço de Doenças Sexualmente Transmissíveis/HIV da Fundação Alfredo da Mata. 


*Com informações de assessoria