Publicidade
Esportes
Craque

Paraense Lorrany Pastana conquista a primeira medalha no Brasileiro Sub 13 de Judô

Com um ippon, o golpe perfeito do judô, a atleta da Associação Veleiro de Belém (PA), venceu Natália Freitas (Rio Grande do Sul) na final do feminino, categoria -28 kg 05/08/2012 às 16:13
Show 1
Lorrany Pastana entre as medalhistas do Campeonato Brasileiro Sub-13 de Judô em Manaus
Acritica.com Manaus (AM)

Uma promessa do esporte nacional deixou sua marca na manhã deste sábado, 4 de agosto, na abertura dos combates do Campeonato Brasileiro de Judô Sub-13, realizado no ginásio do Clube do Trabalhador, em Manaus (AM).

A paraense Lorrany Pastana, de 12 anos, teve a honra de conquistar a primeira medalha de ouro na competição que reúne 250 judocas de 26 Estados até este domingo, dia 5.

Com um ippon, o golpe perfeito do judô, a atleta da Associação Veleiro de Belém (PA), venceu Natália Freitas (Rio Grande do Sul) na final do feminino, categoria -28 kg.

Ela já tinha sido vice-campeã brasileira na última temporada e disse que a vitória foi resultado de treinamentos de aperfeiçoamento técnico, sob o comando dos seus treinadores - Gervásio e Bruno Leão.

“Esse título é fruto de muito treino. Bati na trave em 2011 (o Brasileiro aconteceu em Belém) e desta vez levei a melhor. Dedico essa vitória para minha mãe (Fernanda Brito), que sempre me apoiou no esporte”, falou a revelação paraense, que também garantiu a vaga na seleção brasileira que vai ao Campeonato Pan-Americano Sub-13 e Sub-15, de 22 a 24 de novembro, na Cidade do México.

Lorrany disse que a vitória de uma atleta do Pará no Brasileiro Sub-13 é comparada a conquista da piauiense Sarah Menezes, ouro na categoria ligeiro do judô nos Jogos Olímpicos de Londres, no último sábado, 28 de julho.

“O Norte e Nordeste têm atletas de valor. É só investir mais no esporte”, filosofou a judoca de ouro e aluna da 6ª série da Escola Estadual Monsenhor Azevedo, em Belém.

SOBRE A COMPETIÇÃO

O Campeonato Brasileiro prossegue na tarde deste sábado e termina neste domingo, com as lutas do meio-pesado e pesado, das 8h às 12h. O evento, com entrada grátis para os torcedores, é uma realização da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com suporte local da Federação de Judô do Amazonas (Fejama) e apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

PÓDIO DO FEMININO, CATEGORIA -28 kg

Ouro: Lorrany Pastana (Pará)

Prata: Natália Freitas (Rio Grande do Sul)

Bronze: Giuliana Monteiro (São Paulo) e Barbára Hashimoto (Minas Gerais)