Publicidade
Esportes
NO JIU-JÍTSU

Paratletas terão categoria específica nas competições da Federação Amazonense

A ideia é implementar a novidade a partir do ano que vem nos campeonatos do calendário da federação 08/10/2017 às 19:09 - Atualizado em 09/10/2017 às 08:19
Show para
(Foto: Reprodução/Internet)
acritica.com Manaus (AM)

Os paratletas vão ganhar uma categoria específica nas competições organizadas pela Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO). O anúncio aconteceu ontem (8), no ginásio Bergão, em Manaus, durante a primeira edição da Jungle Cup BJJ PRO.

“A FAJJPRO está com um projeto de implantar a categoria paratletas, desde Mirim até Sênior Branca, Graduado, Masculino e Feminino, a partir do ano que vem nos campeonatos do calendário da federação. Isso já acontece em outros Estados, inclusive já tem até um Mundial voltado aos paratletas e estamos fazendo a nossa parte a favor da inclusão social por meio do esporte”, explicou o presidente da FAJJPRO, João Bosco Júnior, o “Bosquinho”.

O primeiro ato para a criação da nova categoria foi apresentação dos paratletas Ender Rodrigo Santos (Game Fight) e Paulo Roberto de Oliveira (Kratos Top Team) durante a Jungle Cup. Ender perdeu o movimento da perna direita após um acidente de trânsito, enquanto Paulo Roberto teve o braço direito esmagado em consequência de acidente de carro quando tinha cinco anos. No jiu-jítsu, entretanto, essa dupla é sinistra na academias e nos campeonatos.

“Graças a Deus a federação está abraçando essa causa e, através disso, nós vamos resgatar vidas e devolver a vontade de viver”, disse Ender, de 34 anos, que esteve este ano no Mundial de Parajiu-jítsu em Abu Dhabi – foi medalha de prata em sua categoria.

“Quero agradecer ao professor Bosco e dizer que o jiu-jítsu é um esporte para todos, desde a criança até o adulto deficiente. Tive um acidente aos cinco anos, meu braço foi esmagado e perdi todos os movimentos e hoje estou aqui graças à glória de Deus”, comentou o paratleta de 29 anos.

LEIA MAIS

Paratletas amazonenses retornam com medalhas do Circuito Loterias Caixa

Copa Zona Leste de Jiu-Jítsu reúne 650 atletas e campeões emocionam com histórias

Atletas amazonenses contam com muitos percalços para conseguir brilhar no esporte