Peladão 40 anos: Munduruku e Gavião disputam a final do indígena masculino no domingo
Os dois melhores times do torneio do Peladão Indígena 2012 brigam, domingo, às 11h, no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para ver quem vai ficar com o título da categoria 07/12/2012 às 09:21
Munduruku e Gavião, os dois melhores times do torneio do Peladão Indígena 2012, brigam, domingo, às 11h, no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para ver quem vai ficar com o título da categoria. Seja qual for o vencedor, a conquista será inédita. Em sete anos de competição entre os indígenas, os dois times nunca tiveram a chance de soltar o grito de “é campeão!”.
O Peladão Indígena esse ano foi disputado no esquema de pontos corridos. Com 100% de aproveitamento, o Munduruku entra em campo com a vantagem de jogar pelo empate. Com 9 pontos conquistados, a equipe só perde o título se o Gavião, que tem 7 pontos, derrotá-la, e chegar a 10.
O zagueiro é técnico do Gavião, Tucandeira, afirma que a equipe se preparou bem durante a semana e está confiante na conquista do título. “Estamos confiantes. Vamos botar para jogar”, disse o atleta, que estava lesionado e desfalcou a equipe no último jogo, semana passada.
O dirigente do Munduruku, Adail Munduruku, conta que o título vai ajudar a divulgar a comunidade do Tarumã Açú, na Zona Rural de Manaus, onde os atletas moram. “É a primeira vez que o time entra na final. É um passo importante para a nossa comunidade”, disse.
O time campeão da categoria indígena pode chegar às oitavas de final da categoria principal do Peladão. Para isso, precisa vencer o campeão do torneio paralelo realizado entre as equipes que possuem as 16 rainhas melhores classificadas no concurso de beleza, e depois passar pelo campeão do torneio de peladas do interior.
Tucandeira diz que a possibilidade de ficar entre as 16 melhores equipes da categoria principal do Peladão é que motiva o Gavião a ir pra cima do Munduruku no domingo. “Estamos reforçando o time para entrar na categoria principal. E tentar chegar pelo menos nas quartas de final”, comentou.
Adail também não esconde a ansiedade de ver o time entre os 16 melhores do Peladão. “O grupo está confiante em fazer um bom jogo, para poder ir para as oitavas do Peladão principal”, afirmou.
No último domingo, o Munduruku chegou aos 9 pontos aplicando um chocolate de 11 a 2 em cima da equipe do Rio Negro.
Na partida contra o Rio Negro, o Munduruku exibiu sua principal arma para o confronto contra o Gavião: o atacante Willasmar Freire. Dos 11 gols da equipe, o camisa 11, de 18 anos, marcou sete. “O jogo estava fácil, aí eu aproveitei. Mas nunca marquei tanto gol assim”, comentou o atacante, após a partida. Com os sete gols marcados no último jogo, Willasmar chegou a oito e disparou na artilharia da competição. Eguiberto e Elessandro, do Gavião, têm três gols no campeonato, e dividem a vice-artilharia. do torneio.
Após a decisão entre Munduruku e Gavião, haverá a entrega de troféu e medalhas para os campeões das categorias masculina e feminina. E a escolha da rainha do Peladão Indígena, completando a temporada dos boleiros.
Campeões
Campeões do Peladão Indígena Masculino: Escola Agrotécnica Rainha Apóstolos da BR 174 (2005), Hywi Wato (2006), FUNAI de Autazes (2007/ 2008 ), Raça Indígena (2009), Hywi Wato (2010) e Waty Ama (2011).
Ficha Técnica:
Munduruku: Adriano, Ageu, Alailson, Alcindo, Anderlei, Andre, Darlei, Denízio, Dobertino, Egledson, Elias, Eliziário, Enos, Fábio, Francisco, José, Joseval, Kayo Luiz, Paulo, Raimundo, Valdecir, Willasmar.
Gavião: Adeilson, Antônio, Breno, Clóvis, Cristian, Damião, Ednelson, Eguiberto, Elessandro, Eliomar, Elson, Érico, Francisco, Gaudino, Hélio, Helquias, Icles, Janderson, Joilson, Santiago, Wendel, Wilason.
Campo: Campo 2 da Ufam, domingo, às 11h
+ Esportes
-
Treinador do Iranduba faz avaliação positiva após vi...
-
3B encara Sampaio Corrêa em estreia no Brasileiro
-
Djenifer fala sobre gol da vitória na estreia: 'é gr...
-
Hulk estreia com vitória no Brasileiro Feminino
-
Gamer vai representar Amazonas em competição interna...
-
Aplicativo oferece delivery de figurinhas do álbum d...
-
Hulk da Amazônia estreia no Campeonato Brasileiro di...
-
Seleção brasileira de beach soccer desembarca em Man...
-
Manaus sedia etapa regional do Brasileiro de Judô ne...
Veja também
- Seleção brasileira feminina a um empate de ganhar a Copa América
- Conheça alguns artistas indígenas do Amazonas em progresso pelo mundo
- Fifa estuda novo formato para Mundial de Clubes a partir de 2021
- Manaus FC e Paysandu decidem hoje (11) vaga na final da Copa Verde
- Com 'vale vaga no profissional', campeonato de MMA amador chega à sua 3ª edição
- Manaus FC goleia o Fast por 4 a 0 e se torna bicampeão na Arena
- Djuena Tikuna é indicada ao maior prêmio musical indígena do mundo
- Elenco do Princesa se reapresenta para semana decisiva no Barezão 2018