Publicidade
Esportes
Craque

Pele bonita e saudável

Saiba por que e como os hidratantes pós-sol preservam a saúde da pele e a beleza do bronzeado 09/01/2012 às 12:57
Show 1
A pele avermelhada pelo sol precisa de hidratação especial com uso de cosméticos próprios para isso
ISABELA LEAL/ UOL ---

É natural que a pele fiquei ressecada após a exposição ao sol, por isso é tão importante o uso de um hidratante específico ao sair da praia ou piscina, que proporcione uma sensação refrescante e alívio imediato para rosto e corpo. São os hidratantes pós-sol, facilmente encontrados no mercado e a preços variados.

“Eles são importantes, principalmente, quando a pele está lesada, ou seja, muito queimada. Esses cosméticos contêm substâncias calmantes e formulação mais leve, em gel ou loção, o que faz a diferença para a pele fragilizada”, explica o dermatologista Luiz Roberto Terzian, membro e conselheiro das Sociedades Brasileiras de Dermatologia e de Cirurgia Dermatológica.

“Os agentes calmantes, como alfa bisabolol, aloe vera e extrato de camomila, presentes na maioria das formulações desses cremes, diminuem a inflamação causada pelos raios ultravioleta”, completa a dermatologista Bruna Duque Estrada, do Rio de Janeiro.

Mas isso não quer dizer que um hidratante comum não possa ser usado na temporada de calor, depois de um dia no clube, por exemplo. “O produto específico para ser usado depois do sol é mais útil quando houver queimadura solar. Se não for esse o caso, o hidratante habitual pode ser usado sem problemas, pois a pele permanecerá íntegra e hidratada da mesma maneira”, ressalta Terzian.