Publicidade
Esportes
Craque

Pelo segundo ano seguido, Neymar é indicado à Bola de Ouro da Fifa

A lista com os 23 finalistas foi divulgada nesta segunda-feira e tem como favoritos, Messi e Cristiano Ronaldo 29/10/2012 às 11:27
Show 1
Neymar
Acritica.com ---

A lista oficial com os 23 indicados a Bola de Ouro de 2012, foi divulgada nesta segunda-feira, pela a France Football, parceira da Fifa na organização do prêmio que vai eleger o melhor jogador desta temporada. Pelo segundo ano seguido, Neymar foi indicado à premiação que tem como favoritos o argentino Lionel Messi (que já venceu três vezes) e Cristiano Ronaldo (que venceu uma vez).

A partir de agora capitães e técnicos de todas as seleções filiadas a Fifa e jornalistas selecionados pela France Football, já podem começar a votar. Os três finalistas serão anunciados no dia 29 de novembro, em cerimônia, em São Paulo. O vencedor será premiado na festa anual da Fifa em Zurique, na Suíça, em 7 de janeiro.

Mesmo não estando entre os favoritos, Neymar, que em 2011 acabou em 10º lugar, pode se considerar um vencedor somente pela indicação, pois geralmente a Fifa costuma “ignorar” atletas que não atuam na Europa, como é o caso dele, único jogador da América do Sul lembrado pela entidade.

Se o prêmio ficar com o argentino Messi, ele será consagrado como o único jogador do mundo a conquistar quatro vezes consecutiva a Bola de Ouro. Mas se Cristiano Ronaldo, em condição de maior igualdade que em temporadas recentes, ficar com o prêmio ele conseguirá o seu segundo título.

A France Football e a Fifa também divulgaram os finalistas para o prêmio de melhor técnico. Vicente del Bosque (Espanha), Roberto di Matteo (Chelsea), Alex Ferguson (Manchester United), Pep Guardiola (Barcelona), Jupp Heynckes (Bayern de Munique), Jurgen Klopp (Borussia Dortmund), Joachim Low (Alemanha), Roberto Mancini (Manchester City), José Mourinho (Real Madrid) e Cesare Prandelli (Itália) estão na disputa. 

Confira a lista completa com os 23 indicados:
Sergio Agüero (ARG/Manchester City)
Mario Balotelli (ITA/Manchester City)
Karim Benzema (FRA/Real Madrid)
Gianluigi Buffon (ITA/Juventus)
Sergio Busquets (ESP/Barcelona)
Iker Casillas (ESP/Real Madrid)
Didier Drogba (CIV/Chelsea e Shanghai Shenhua)
Radamel Falcao (COL/Atlético de Madrid)
Zlatan Ibrahimovic (SUE/Milan e PSG)
Andrés Iniesta (ESP/Barcelona)
Lionel Messi (ARG/ Barcelona)
Manuel Neuer (ALE/Bayernde Munique)
Neymar (BRA/Santos)
Mesut Özil (ALE/Real Madrid)
Gerard Piqué (ESP/Barcelona)
Andrea Pirlo (ITA/Juventus)
Sergio Ramos (ESP/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid)
Wayne Rooney (ING/Manchester United)
Yaya Touré (CIV/Manchester City)
Robin van Persie (HOL/Arsenal e Manchester United)
Xabi Alonso (ESP/Real Madrid)
Xavi Hernandez (ESP/ Barcelona)