Publicidade
Esportes
Futebol, Campeonato Brasileiro, Série D, Penarol (AM), Náutico (RR)

Penarol vence e mantém acesa a chama da esperança

O jogo marcou a estréia do técnico Aderbal Lana à frente do time itacoatiarense, que até este domingo era o lanterna do grupo A, que tem como líderes o Atlético (AC) e o Clube do Remo (PA) 29/07/2012 às 18:22
Show 1
Goleiro do Náutico tenta evitar a entrada de um dos gols do Penarol
Paulo André Nunes Itacoatiara

Este domingo (29) foi dia de festa para a turma da fuzarca. Jogando um futebol convincente e como há alguns jogos não se via em Itacoatiara, o Penarol derrotou o Náutico, de Roraima, por  4 a 0 e mantém viva as esperanças de classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D.

A partida foi disputada no estádio Floro Mendonça, em Itacoatiara, para um público de aproximadamente 200 pessoas – a renda e o total de torcedores não foram divulgados.

O jogo marcou a estréia do técnico Aderbal Lana à frente do time itacoatiarense, que até este domingo era o lanterna do grupo A, que tem como líderes o Atlético (AC) e o Clube do Remo (PA). Com a vitória deste domingo, o Penarol foi a 6 pontos, e o Náutico estacionou nos 3 pontos na tabela de classificação.

O clube amazonense volta a campo no dia 12 de agosto para enfrentar o Vilhena, de Rondônia, fora de casa. Depois, dia 19, recebe no Floro Mendonça o Remo; em seguida, fecha a sua participação nesta primeira fase da Série D contra o Atlético, na casa do adversário, no fim de semana seguinte.

Os gols foram marcados por Marinelson, Fininho – que anotou duas vezes, sendo um em cada etapa de jogo - e Edson Sá de falta. Outro grande destaque foi o atacante Fábio Bala que, se não marcou gols teve boa movimentação e sempre levando perigo ao Náutico.                                                                     

Precisando desesperadamente da vitória, o Penarol começou avassalador, pressionando o Náutico e sufocando o adversário marcando na saída de bola. O primeiro gol veio logo aos 3 minutos: Nicácio recebeu na entrada da área e percebeu que Fábio Bala estava bem posicionado pela direita. O atacante tocou para Marinelson que não desperdiçou: 1 a 0 para a equipe de Itacoatiara.

Só aos 10 minutos o adversário roraimense foi ter a sua primeira chance, que veio em cobrança desperdiçada pelo volante Fábio – ele chutou duas vezes seguidas na barreira itacoatiarense.

O Penarol fez o  seu segundo gol aos 11. Pela esquerda, Marinelson chgou com perigo e cruzou para a área, e Fininho, oportunista, dominou a bola e fez o 2 a 0 do time da Velha Serpa.

Os amazonenses poderiam ter ampliado aos 20 com Fábio Bala, mas o goleiro Stanley levou a melhor numa dividida com o atacante na entrada da área.

Bala estava impossível: aos 25, cobrou falta defendida com certa dificuldade por Stanley.

A última chance da etapa inicial foi do Náutico, em cobrança de falta de Eduardo, mas para fora, sem qualquer perigo para o goleiro Carlão.

Etapa final
O Penarol não diminuiu seu ritmo no segundo tempo e continuou apostando nas jogadas rápidas e na fragilidade da zaga do Náutico roraimense. Aos 5, foi a vez de Ítalo chegar com perigo pela esquerda e quase ampliar. Melhos em campo, o time da Velha Serpa foi recompensado, ampliando o placar para 3 a 0 novamente com Fininho aos 9 minutos.

O Náutico  teve boa chance de diminuir o placar em nova cobrança de falta de Eduardo, mas a bola encobriu a meta de Carlão, como uma espécie de castigo pela ineficiência do adversario e a superioridade do Penarol. Antes do fim da partida ainda houve tempo para Edson Sá cobrar falta no ângulo da meta de Stanley, provando que a chama da classificação continua acesa. Que nem a pira olímpica das Olimpíadas de Londres.

Ficha técnica
Penarol 4  x  0 Náutico (RR)

Penarol: Carlão; Nicácio, Reginaldo, Abrahão, Rondinelli e Ítalo; Marinelson, Baé (He-Man) e Fábio Bala; Fininho e Igor Cearense. Tc: Aderbal Lana.

Náutico: Stanley; Ary, Thiago, Evandro e Alberto; Fábio, Valdeci, Vicente e Cacau; Vidinha e Eduardo. Tc: Sérgio da Costa Góes.

Motivo: Campeonato Brasileiro da Série D. Local: Estádio Floro Mendonça, em Itacoatiara.  Renda e público: Não-divulgados. Árbitro:   . Cartões amarelos: Fábio, Valdeci, Vicente e Alberto (Náutico); Fábio Bala e Reginaldo (Penarol). Gols: Marinelson (3-1t), Fininho (11-1t e 9-2t) e Edson Sá (44-2t).