Publicidade
Esportes
Craque

Prefeito de Manaus confirma ajuda às divisões de base do futebol amazonense

Além do pagamento da arbitragem e garantia de passagens aéreas em caso de disputar competições, prefeito quer ajudar os clubes com ônibus 01/02/2013 às 18:10
Show 1
Prefeito Artur Neto em reunião com dirigentes dos clubes de Manaus
Acritica.com Manaus (AM)

A Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) firmou parceria nesta sexta-feira (1) com a Federação Amazonense de Futebol (FAF).  O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e pelo secretário de esporte Fabrício Lima, ao diretor de futebol da FAF, Ivan Guimarães e aos doze presidentes dos clubes estaduais presentes na reunião.

“Nós vamos dar uma pequena contribuição, mas tenho certeza que vai fazer uma grande diferença no nosso futebol. Conversei muito com o Fabrício (Lima) e conseguimos identificar questões que a Prefeitura poderia auxiliar e contribuir”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

A partir de agora, a Semdej ficará responsável pela arbitragem dos jogos, deslocamento de arbitragem, negociação de apoios de empresas privadas, auxílio psicológico, bem como fisioterapéutico e disponibilizará todos seus complexos esportivos para os clubes infantis, juvenis e juniores realizarem seus treinos. Segundo o diretor de futebol, Ivan Guimarães, através deste acordo será possível desafogar o orçamento dos clubes e proporcionar aos times profissionalismo.

“Para se ter uma ideia, com o suporte financeiro que a Secretaria vai dar no pagamento dos árbitros, cada clube poderá economizar uma média de cinco mil reais, o que no final das contas faz toda a diferença. Afinal, ao economizar este dinheiro com arbitragem, eles poderão aplicar a verba em outra demanda, seja em comida, material esportivo, gelo ou auxílio técnico. E aqueles times que gastavam dinheiro alugando campo, não vão ter mais essa preocupação também. Agora, é só escolher um campo da Prefeitura e treinar”,  afirmou Guimarães.

 Outra novidade anunciada pelo secretário de esportes, Fabrício Lima, é a garantia de passagens aéreas para os campeões amazonenses  nas três categorias. “Nossa intenção é somar com o futebol e fortalecer os clubes. Fora isso queremos que os jogadores possam fazer intercâmbio e ganhar mais experiência. Dessa forma, a equipe que vencer o estadual 2013 tem garantia de passagem para a Taça Rio (Infantil), Taça Farroupilha (Juvenil) e Taça São Paulo (Juniores)”, afirmou o titular, ao comentar que este convênio será feito com todas as equipes inscritas no Amazonense 2013, seja no naipe masculino ou feminino, como o time das meninas do Iranduba da Amazônia.

Para o presidente do Sul América, Luiz Costa, a parceria com a Prefeitura de Manaus era a “ponte” que faltava para o futebol amazonense ter credibilidade perante os novos jogadores. “Esta parceria é inédita e maravilhosa. Estamos bem na foto e acredito que esta ajuda vai resgatar a credibilidade do futebol e fazer a garotada acreditar no esporte, pois agora sim temos algo concreto. A partir disso, vamos conseguir recrutar mais jogadores e revelar”, destacou o comandante.