Publicidade
Esportes
Craque

Presidente da FAF confirma intenção da CBF em mudar as Séries C e D do Brasileiro

Caso seja confirmada a mudança nas duas séries as competições desse ano só vão ter valor para as equipes que conseguirem o acesso 28/05/2012 às 14:33
Show 1
Dissica com o novo presidente da CBF
Carlos Eduardo Souza Manaus (AM)

O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério, confirmou a intenção da  Confederação Brasileira de Futebol, em mudar as formulas de disputa das Séries C e D do Brasileiro.

Dissica disse que a CBF recebeu das 27 Federações de Futebol de todo Brasil, uma proposta de mudança pois, hoje as competições são  deficitárias e com as despesas pagas pelos clubes e as novas competições passariam a ser disputadas a partir de 2014, teriam o incentivo da CBF.

“Nós temos boas perspectivas. Acredito que a CBF vá mudar e em 2014 vamos ter uma equipe na Série C e outra na D. Até lá teremos uma arena nova e nosso futebol tende a evoluir cada vez mais”, disse.

A idéia é reunir na Série C, os quatro rebaixados da Série B, os 27 campeões estaduais e uma equipe por índice técnico. No caso de a Federação ter equipes nas divisões maiores como A e B, o escolhido seria de acordo com a classificação.

Na Série D, a escolha seria pelo segundo colocado no Estadual, mais os quatro rebaixados da Série D e um por índice técnico.  Hoje a Série C é disputada por 20 clubes. A Série D tem a participação de 40 clubes.

Caso seja aprovado, o Amazonas terá em 2014 uma equipe em cada Série, como possibilidade de chegar à Série B em 2015. Com a mudança, o clube só se garantirá nas competições se fora campeão ou vice em seu estado, ou, em caso de subir da Série C para Série B.