Publicidade
Esportes
Craque

Prova de três tambores atrai novos atletas em Manaus

Segunda edição do campeonato equestre local terá dez etapas com a participação de mais de 40 competidores 14/05/2012 às 12:58
Show 1
A 5ª etapa da Prova de Três Tambores no Amazonas será no dia 9 de junho
Lorenna Serrão Manaus

Há pouco mais de um ano a médica-veterinária, Sabrina Moreira, decidiu organizar um campeonato de três tambores em Manaus, com uma prova a cada mês, com o intuito de divulgar o esporte e também de descobrir novos talentos. O sucesso da primeira edição, realizada em seis etapas com a participação de 28 atletas, foi tão grande, que este ano, o evento acontece em dez etapas e está dividido em três categorias: infantil, feminino e aberta.

“O número de atletas que praticam três tambores em Manaus cresceu bastante e por isso, mesmo sem patrocínio nós decidimos colocar mais etapas na competição local e também dividir por categoria o que torna a disputa melhor. Temos 11 atletas no feminino, nove no infantil e 23 no aberto e pelo menos cinco com condições de participar de torneios nacionais”, disse Sabrina.  

Nos três tambores os competidores correm contra o cronômetro. Os atletas seguem um percurso com três tambores colocados de forma triangular. A contagem começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. Os participantes devem contornar todos os tambores, que podem ser tocados, mas se forem derrubados será acrescentada uma penalidade de cinco segundos por tambor derrubado. Quem conseguir completar a prova em um tempo menor é o campeão.

“Na prova do Centro Moreira o percurso é feito duas vezes e nós descartamos o maior tempo e ficamos apenas com o menor”, explicou a médica.

As disputas começaram em fevereiro, a quinta etapa deve acontecer no dia 09 de junho, no Centro Equestre Moreira Lima, Avenida Cetur, Tarumã, Zona Oeste.