Publicidade
Esportes
Craque

Que comecem os jogos! Copa Verde 2016 tem lançamento oficial em Belém, no Pará

Torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) teve anúncio nesta quarta-feira (20). Com conceito carbono zero, torneio contará com hino oficial, "cartão verde" e mascote oficial  20/01/2016 às 18:42
Show 1
Copa Verde 2016 tem conceito carbono zero e outras novidades.
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A Copa Verde 2016 teve lançamento oficial na tarde desta quarta-feira (20), no Hotel Crowne Plaza, em Belém, no Pará. O anúncio da competição, que será a primeira no estilo carbono zero do futebol brasileiro, serviu para divulgar uma série de iniciativas sustentáveis que estão programadas para o decorrer do torneio, como a troca de garrafas pet por ingressos.

O lançamento do torneio contou com a presença de autoridades locais, como o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério Tomaz, o secretário em exercício da Sejel, Ricardo Marrocos, e o vice-governador do Estado do Amazonas, Henrique Oliveira. Na ocasião, foram anunciados algumas novidades como o hino oficial da Copa Verde, assim como a mascote da competição, que é uma arara, cujo nome será escolhido pelos internautas por meio do site da CBF.


Outra novidade da competição é o cartão verde, que será inicialmente utilizado por comentaristas durante as transmissões aos atletas que tiverem o melhor fair play em campo. No entanto, a intenção é que o cartão seja aplicado pelos árbitros no decorrer dos jogos em 2017.

A competição

A Copa Verde tem início no dia 6 de fevereiro. Na etapa preliminar, as duas últimas vagas para a primeira fase serão decididas nos confrontos Fast Clube-AM x Águia de Marabá-PA, que jogam nos dias 6 e 17, e Brasília-DF x Vila Nova-GO, em partidas marcadas para 17 de fevereiro e 2 de março.

As equipes confirmadas no torneio são: Aparecidense-GO, Comercial-MS, Cuiabá-MT, Espírito Santo Futebol Clube-ES, Gama-DF, Genus-RO, Interporto-TO, Luverdense-MT, Náutico-RR, Nacional-AM, Paysandu-PA, Remo-PA, Rio Branco-AC e Santos-AP.

Uma das 14 competições organizadas pela CBF, a Copa Verde está na terceira edição. Em 2014, o Brasília-DF venceu o Paysandu-PA por 7 a 6, nos pênaltis, e ficou com o título. No ano passado, após perder o primeiro jogo da final por 4 a 1, o Cuiabá-MT superou o Remo-PA por 5 a 1, na Arena Pantanal, e ficou com a taça.