Publicidade
Esportes
Craque

Reforma do Maracanã chega a 70% de conclusão e será coberto em novembro

As obras do novo Maracanã entraram na reta final. Na medição feita no dia 30 de setembro, a reforma está 70% pronta. O trabalho se concentra agora nos acabamentos 09/10/2012 às 17:31
Show 1
Novo Maracanã está em fase final de contruação
Acritica.com Manaus (AM)

De acordo com Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), a reforma tem duas fases complexas. A primeira inclui a recuperação estrutural do estádio, a demolição e a reconstrução da arquibancada e a construção de quatro novas rampas de acesso. É a parte mais visível para o público. A segunda é o acabamento, que engloba detalhes.

“A parte mais pesada da reforma, que envolveu muito trabalho com concreto e estruturas metálicas, acabou. É uma fase de muita exigência do ponto de vista da engenharia e das dificuldades próprias de uma estrutura antiga, como é o Maracanã. Agora entramos numa outra fase que é a dos detalhes. Esta exige mais mão de obra e mais cuidado nos acabamentos de banheiros, bares, camarotes, luminárias, enfim de instalações diversas", explicou Moreno.

A obra mais pesada dessa fase final é a instalação da nova cobertura do estádio. Já estão prontos dois dos quatro andaimes e as plataformas que estão sendo erguidos sobre a arquibancada para apoiar os cabos de aço da estrutura metálica de sustentação da cobertura. Alguns anéis de tração já foram esticados em uma das plataformas. Até novembro o restante dos anéis de tração e todos os cabos de aço estarão montados na estrutura metálica.

Depois de instalada, a estrutura metálica será içada, pelo sistema chamado big lift, por 120 macacos hidráulicos. Será colocada sobre essa estrutura a lona tensionada, feita de fibra de vidro e teflon, com a ajuda de alpinistas profissionais e apoio de guindastes.

O processo de colocação da nova cobertura começou com a fixação de 60 anéis de compressão de 40 toneladas cada um, no topo do estádio. O último anel foi colocado no dia 22 de agosto.

Campo

O campo de jogo já está tomando forma. O espaço foi demarcado, nivelado e drenado, exceto o entorno de onde será colocado o gramado. Somente depois da retirada de gruas e equipamentos necessários à montagem da cobertura é que será feita a drenagem neste local para, posteriormente, plantar a grama.

Os 231 banheiros já foram construídos e estão recebendo revestimentos em pastilhas, piso e bancadas, assim como os 60 bares, em cinco pavimentos. A alvenaria dos lounges dos 110 camarotes está avançada, assim como a colocação de pisos dos estacionamentos dos setores norte e oeste. Os pisos da parte leste e sul do estádio já foram concluídos.

Também estão em andamento as obras de alvenaria das salas de controle e monitoramento de câmeras e a instalação do sistema de refrigeração do estádio e a recuperação estrutural das duas rampas monumentais.