Publicidade
Esportes
Craque

Rodrigo Falabella e Iuri Júnior vão ao Pan da Guatemala de Luta Olímpica

Federação Amazonense de Luta Olímpica diz que o objetivo maior é preparar a dupla para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016 04/06/2012 às 17:14
Show 1
Rodrigo Falabella e Yuri Junior treinam para o Pan da Guatemala de Luta Olímpica
Acritica.com Manaus (AM)

Dois atletas vão representar o Amazonas no Campeonato Pan-Americano Júnior de Luta Olímpica, de 8 a 10 deste mês, em Péten, na Guatemala.

Apoiados pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), Rodrigo Falabella, de 18 anos, e Iuri Júnior, 18, integram a seleção brasileira da modalidade e são os candidatos ao pódio na categoria Estilo Livre da competição, que serve como seletiva para o Campeonato Mundial Júnior, de 3 a 9 de setembro, em Pattaya, na Tailândia.

O mais experiente da dupla é Rodrigo Falabella, dono de quatro títulos nacionais – dois na categoria Cadete e dois na Júnior. O atleta da Nilton Lins é treinador por Waldeci Silva, que como atleta disputou os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

“São duas horas de treino técnico, seis dias por semana, além de um trabalho de reforço da parte física. Essa preparação me dá tranqüilidade na busca de um bom resultado”, disse Rodrigo Falabella, que vai à luta na faixa até 60kg.

Rodrigo e Iury (até 55kg) chegam com moral ao torneio, pois se classificaram como campeões brasileiros da última temporada. No caso de Rodrigo, sobra experiência em eventos fora do País.

“É minha quarta competição internacional e acredito que posso subir ao pódio, pois nessa hora conta muito a experiência obtida nas competições anteriores”.

DE OLHO EM 2016

Para o presidente da Federação Amazonense de Luta Olímpica, José Falabella Netto, o objetivo maior é preparar a dupla para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“O projeto é classificar algum representante da luta olímpica do Amazonas para a Rio 2016. Estamos no caminho certo e agradecemos o apoio do Governo do Estado aos atletas da modalidade”, comentou o dirigente.

A Sejel também está investindo na seleção amazonense que vai  ao Campeonato Brasileiro Cadete 2012, de 29 de junho a 1º de julho, no Rio de Janeiro. São cinco atletas e mais um técnico na equipe, todos com passagens aéreas oferecidas pelo Governo do Amazonas.