Publicidade
Esportes
Craque

Rumo à China!

Amazonense, Valesca de Azevedo, terá a honra de representar a Região Norte na delegação brasileira Luiz Vasconcelos Técnica Lutadora se encantou com os movimentos do kung fu wushu e hoje se destaca no cenário nacional 20/10/2012 às 12:35
Show 1
Valesca Azevedo é um genuína Kung Fu girl
Paulo Ricardo Oliveira Manaus (AM)

Valesca de Azevedo Silveira, de 32 anos, fará história como a primeira amazonense a competir num evento kung fu wushu tradicional na China, o berço dessa modalidade de luta. A atleta prepara as malas para viajar dia 1º de novembro rumo à região montanhosa de Huangshan cordilheira localizada no sul da província de Anhui, na China.

Valesca será a única da Região Norte a compor a delegação brasileira classificada à 5ª Copa Internacional de Kung Fu Wushu Tradicional. Na China, o kung fu tradicional é bem mais respeitado e difundido que o moderno, que é mais competitivo e voltado para os Jogos Olímpicos. A representante amazonense fará o taolu de mão, e com o facão, aquelas rotinas que simulam situações de combate. Graduada em Wushu moderno, Valesca é apenas aprendiz no tradicional. Ela vai competir com adversárias bem mais evoluídas tecnicamente. “O nervosismo é grande, pois vou competir com gente que estará lá pela quinta vez, mas Vou tentar trazer medalhas para o Amazonas”, garante a atleta.

LG patrocina

Valesca divide o tempo entre os treinos, os cursos de pós graduação e o trabalho de assistente administrativa na LG do Brasil, instalada em Manaus. A empresa, aliás, vai bancar as passagens aéreas à China, além de alimentação e hospedagem. “A LG é minha patrocinadora oficial. A empresa sempre me dá força nas competições. Isso me deixa tranquila”.

Valesca é cria do mestre Aristercle Galvão, professor graduado de Kung Fu e discípulo da mestra chinesa Lily Lau. A criatura, inclusive, se juntou ao criador e formam um dos casais mais badalados do kung fu local. “Eu treino há oito anos. Quando observei as rotinas com armas e mão me apaixonei”, explicou Valesca.