Publicidade
Esportes
Craque

Saiba tudo sobre a corrida de orientação que acontece em Manaus

Uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo e quem o pratica tem que passar por pontos de controle marcados no percurso pré-determinado no menor tempo possível 24/04/2012 às 14:48
Show 1
Manaus, segundo encontro de orientação do círculo militar de manaus (Cirman)
Carolina Silva Manaus

É como uma evolução da brincadeira ‘caça ao tesouro’. Um mapa, uma bússola na mão, muita disposição e uma área desconhecida na floresta. Tudo pronto e você já pode praticar a corrida de orientação. Mas o que é esse esporte que tem reunido dezenas de adeptos em Manaus?

A corrida de orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo e quem o pratica tem que passar por pontos de controle marcados no percurso pré-determinado no menor tempo possível, apenas com o auxílio de um mapa e de uma bússola.

O 2º Encontro de Orientação de Manaus, realizado no sábado,  no Círculo Militar de Manaus (Cirmmam), reuniu 200 pessoas, entre crianças e adultos, homens e mulheres, que gostam de experimentar um contato direto com a natureza por meio do esporte trazido para o Brasil pelos militares.

O pequeno Pedro Henrique Aguiar, 13, apesar da pouca idade, já tem muita habilidade com o esporte. Há dois anos começou a praticar a orientação na companhia do pai e hoje domina com facilidade as técnicas para se locomover num local desconhecido. “No começo é um pouco complicado manusear a bússola, mas quando criamos a prática se torna mais fácil identificar os pontos do mapa”, disse.

Pedro Henrique ainda afirma que apesar de a competição ser cansativa, a recompensa é considerada valiosa. “Eu gosto de ter contato com a natureza e isso vael muito pra quem pratica orientação”.

O 1º Encontro de Orientação de Manaus reuniu 100 pessoas adeptas da modalidade esportiva. O custo da inscrição para participar das corridas é de R$ 15. Mais informações sobre as próximas corridas  podem ser obtidas  pelo e-mail cocirmmam@gmail.com ou pelos telefones (92) 3659-1215 e (92) 8429-1057.