Publicidade
Esportes
Craque

Secretário-geral da FIFA fala sobre o Mundial de Clubes do Japão

Jérôme Valcke, e o presidente da Federação Japonesa de Futebol, Kuniya Daini, falaram dos preparativos para o torneio, da venda de ingressos e principalmente da estreia da Tecnologia da Linha do Gol no futebol 05/12/2012 às 12:23
Show 1
Jérôme Valcke, homem forte da FIFA
FIFA.com ---

Uma coletiva de imprensa foi organizada no hotel Ritz-Carlton de Tóquio após a reunião do Comitê Organizador da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Japão 2012. O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e o presidente da Federação Japonesa de Futebol, Kuniya Daini, falaram dos preparativos para o torneio, da venda de ingressos e principalmente da estreia da Tecnologia da Linha do Gol no futebol.

Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA
Sobre a Copa do Mundo de Clubes da FIFA
Estamos muito contentes de voltar a Tóquio. Esperamos um grande torneio, antes de o levarmos ao Marrocos nos próximos dois anos. É sempre um prazer estar aqui no Japão.

Sobre as braçadeiras negras do Al Ahly
O Al Ahly recebeu a aprovação na reunião de hoje do Comitê Organizador para que seus jogadores usem braçadeiras negras no braço em sinal de luto pelos torcedores que morreram na tragédia de Porto Said. Foi uma decisão unânime da diretoria.

Sobre a estreia oficial da Tecnologia da Linha do Gol nesta quinta-feira
Será um grande dia. Amanhã será a primeira vez que a Tecnologia da Linha do Gol é oficialmente usada em um jogo. Os testes terminaram e a introdução gradual da tecnologia foi bem-sucedida.

Sobre as origens da Tecnologia da Linha do Gol
Todos assistimos ao jogo entre Inglaterra e Alemanha na África do Sul 2010 (quando um chute claramente cruzou a linha, mas o gol não foi validado). Com aquilo, reabrimos as discussões sobre um sistema que pudéssemos usar para ajudar o árbitro. A IFAB (International Football Association Board) se reuniu, nove empresas se candidataram e duas passaram pela primeira parte do teste. Ontem, ambas realizaram os testes finais de forma bem-sucedida.

Sobre o alto custo dos sistemas atuais
Outras empresas entrarão neste mercado no futuro. O custo se reduzirá. Hoje é caro, mas não será assim sempre. Pense no valor de uma TV de plasma há alguns anos, e veja como seu preço baixou.

Sobre a precisão do sistema
Precisa ser o sistema mais preciso que podemos ter atualmente. Não pode haver erros. É por isso que a IFAB levou dois anos para ter certeza de que o sistema era perfeito.

Sobre a necessidade da tecnologia
É uma espécie de revolução. É a primeira vez que este tipo de tecnologia é usado no futebol. Mas se restringirá à linha do gol. A IFAB existe para garantir que as 17 regras deste esporte sejam protegidas. Foi uma decisão dessa instituição, que não tinha dúvidas ao afirmar que a tecnologia se limitaria à linha do gol. Temos de garantir que, quando a bola entre no gol, o árbitro possa ser informado sobre isso. A tecnologia não mudará a velocidade, o valor nem o espírito do jogo. Não há razões para ser contra esta tecnologia.

Sobre o papel do árbitro no processo
Os árbitros receberam um treinamento completo sobre o sistema ontem. Nós nos asseguramos de que todos sabem usar a tecnologia. Noventa minutos antes de cada jogo, o árbitro testará o sistema. Baseado nisso, decidirá se o mesmo será ou não usado. Sempre será assim. É o juiz quem toma a decisão final. Se ele tiver qualquer dúvida, por qualquer razão, tem o direito de não usá-lo. Ele é a pessoa mais importante neste processo.

Roman Furrer, da EMPA (Laboratório Federal Suíço de Ciência e Tecnologia de Materiais)
Ambos os sistemas (Hawk-Eye e GoalRef) passaram no teste final de instalação. De acordo com isto, ambos funcionam.

Kuniya Daini, presidente do Comitê Organizador Local e da Federação Japonesa de Futebol (JFA na sigla em inglês)
Sobre os preparativos e os ingressos para Copa do Mundo de Clubes da FIFA
É um prazer para nós receber o torneio pelo segundo ano consecutivo. Os ingressos para a final já estão quase totalmente vendidos, mas ainda estão disponíveis para todos os outros jogos.

Um ano se passou desde que o tsunami devastou partes de nosso país. Com a ajuda da FIFA e da família do futebol em todo o mundo, a JFA pôde ampliar a ajuda às áreas afetadas. Ainda temos um caminho por percorrer e as zonas mais atingidas precisam de nosso apoio. Teremos um slogan na Copa do Mundo de Clubes da FIFA para mostrar esse apoio: "

Our hearts are with you" ("Nossos corações estão com vocês").