Publicidade
Esportes
Craque

Seduc anuncia expansão da disciplina de educação física para escolas de 1º ao 5º ano em visita de Maurício

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, na ocasião da visita do bicampeão olímpico e ex-levantador da seleção brasileira de vôlei, Maurício Lima, a escolas de Manaus 28/11/2012 às 16:11
Show 1
Maurício com alunos em Manaus
Acritica.com Manaus (AM)

Antes restrita aos estudantes matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental a disciplina de educação física na rede pública estadual de educação será ampliada a partir de 2013 para estudantes do 1º ao 5º ano.

De acordo com o secretário da Seduc a medida visa contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes das séries iniciais da educação básica, focando no favorecimento das habilidades motoras e estímulo à qualidade de vida por meio do esporte e orientação para uma vivência mais saudável.

Segundo ele, mais de cem mil estudantes serão beneficiados com esta ação já no início do ano letivo de 2013. “Esta é uma decisão do Governo do Estado que trará um grande impacto na formação educacional das crianças. Acreditamos que o desenvolvimento da educação física e da prática esportiva monitorada influenciará positivamente no desempenho escolar e na qualidade de vida de centenas de estudantes”, apontou Rossieli Silva.

O secretário da Seduc lembrou que a decisão atende também a um antigo anseio da classe dos professores. “Sabemos da importância dos profissionais da educação física e acreditamos que a iniciativa do Governo do Estado contribui para a valorização do magistério. Cabe-nos agora, em conjunto com os professores, planejar maneiras criativas para desenvolver projetos diferenciados voltados para o público infantil”, frisou Rossieli Silva, mencionando que aproximadamente 250 professores devem ser recrutados para a função. 

Maurício

Com 44 anos, tendo participado de cinco olimpíadas e sagrando-se campeão em duas delas (em Barcelona/1992 e em Atenas/2004) o jogador Mauricio obteve grande êxito ao se destacar como um dos maiores levantadores do voleibol mundial no período em que esteve em atividade.

Com forte carisma junto ao público brasileiro o atleta compõe a equipe dos ‘Embaixadores do Esporte’ e rotineiramente promove palestras motivacionais e de orientação esportiva além de participar de jogos beneficentes e de exibição, fazendo questão de interagir e transmitir técnicas a jovens atletas em formação.

Em Manaus, no Ceti Áurea Braga, localizado no bairro da Compensa, Maurício, ministrou palestra motivacional na qual falou sobre os benefícios da prática esportiva a uma plateia formada por alunos e professores de educação física que atuam em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Em sua exposição o jogador lembrou que o esporte é, antes de tudo, uma ‘ferramenta’ de inclusão social. “O esporte é um grande instrumento de inclusão e nas escolas, em especial, a educação física é imprescindível por trabalhar a mente e o corpo para uma vivência mais saudável”, disse o atleta.

Sobre sua carreira vitoriosa, Maurício lembrou que o importante não são as vitórias, mas saber que lição tirar delas. “Ao chegar ao pódio temos que nos lembrar do sacrifício que foi feito para chegar ali. Isso vale para o esporte e para a vida”, disse o jogador.

Após a palestra, Maurício participou de um jogo de exibição que contou com a participação de estudante que treinam vôlei na escola estadual Francisco das Chagas Albuquerque e Colégio Brasileiro Pedro Silvestre (naipe masculino) e ainda do Colégio Sólon de Lucena e Instituto de Educação do Amazonas-IEA (naipe feminino).

 Participando do jogo, a aluna Beatriz Souza, 13, do Colégio Sólon de Lucena, disse que o dia temático foi inesquecível. “Especialmente para nós que somos fãs e praticamos voleibol, o dia de hoje, no qual entramos na quadra e jogamos ao lado de nosso ídolo, será lembrado para sempre”, revelou a jovem.