Publicidade
Esportes
Craque

Seletiva para descobrir novos talentos do voleibol acontece sábado, em Manaus

O objetivo do evento é encontrar  atletas que possam integrar a Seleção Brasileira de base da modalidade em 2013 ou 2014 30/10/2012 às 14:27
Show 1
Para participar da seletiva de voleibol basta levar o RG ou a certidão de nascimento
Lorenna Serrão Manaus

Descobrir atletas que possam integrar a Seleção Brasileira de base do Voleibol em 2013 ou 2014. Este é o objetivo da seletiva que acontecerá no sábado (03), no ginásio Renê Monteiro, Zona Oeste de Manaus. Alunos da rede pública estadual e municipal, nascidos em 1998, 1999 e 2000, poderão participar do evento. A seleção feminina acontecerá das 8h às 12h e a masculina das 14h às 18h.

Esta seletiva faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Estrutura de Treinamento para Identificação de Talentos (DET/IDT) do Voleibol, da CBV, que tem como principal objetivo encontrar novos talentos em todo o país, visando os Jogos Olímpicos de 2024. Os técnicos que auxiliam a confederação são chamados de “técnicos referência”, eles têm como missão  ensinar as novas dinâmicas do desporto, incluindo os conceitos internacionais, para os atletas.

Desde o mês de janeiro, Lília Picanço, técnica responsável pela região norte, ao lado de Arlen Barroncas, participa do projeto, ela diz que a intenção é fazer uma grande reciclagem no Voleibol nacional.

“Temos que passar o que aprendemos durante esses dez meses para atletas e técnicos locais para que eles possam entender as novas regras. No sábado, vamos analisar a coordenação motora de cada um, além do domínio da bola e grau de fundamentação. Os atletas vão passar por uma avaliação coletiva, onde vamos verificar como se comportam com os outros colegas, se possuem espírito de equipe e de liderança também. Vale lembrar que os treinadores de voleibol do Amazonas estão convidados a participar do evento”, explicou Lília.

Ainda segundo a treinadora, a intenção é descobrir no mínimo 200 atletas, 100 meninas e 100 meninos, que a partir do próximo ano serão treinados pelos técnicos referência do Norte.

“É importante frisar que nós estamos em busca de novos talentos, por isso só serão avaliados os alunos que ainda não participaram de nenhum tipo de competição. Em novembro temos que entregar um relatório para a CBV com os nomes destes novos atletas”, disse Lília.

A seleção contará com o apoio da Federação Amazonense de Voleibol, que inclusive vai presentear a escola que levar o maior número de atletas com um kit, com bolas, redes e antenas. Para participar basta levar o RG ou a certidão de nascimento.