Publicidade
Esportes
Craque

Semmas prepara arborização da Avenia Grande Circular

Em comemoração a semana da árvore, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), fará no próximo sábado (22) a arborização de uma das maiores Avenidas de Manaus, a Grande Circular. 18/09/2012 às 19:51
Show 1
Árvores nativas serão plantadas na Grande Circular
acritica.com Manaus

A Semana da Árvore, promovida Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), em comemoração à passagem do dia 21 de setembro, Dia Nacional da Árvore, será marcada em Manaus, pela ação de arborização de mais um importante corredor viário da cidade. Trata-se da Avenida Grande Circular 2, que corta três bairros das zonas Norte e Leste, e receberá, no sábado (22), aproximadamente 1,8 mil árvores de espécies nativas, como açaí, andiroba, pau-pretinho, jutairana , visgueiro e copaíba, ao longo de dez quilômetros de via.

O plantio dá continuidade ao trabalho de arborização dos corredores viários com canteiros centrais, identificados a partir de levantamento qualitativo e quantitativo realizado pela Semmas.

O diagnóstico identificou 42 vias em condição de receber arborização, das quais 26 já estão arborizadas. Com o plantio do dia 22, sobe para 29 o número de vias com arborização e 77.427 o número de mudas plantadas de 2009 até agora.

As mudas irão para os canteiros centrais das avenidas Grande Circular, Margarita e Uirapuru, com altura variando entre 1,80m e 2 metros, conforme determina o Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus. A programação do Dia da Árvore é extensa e começa no dia 21, com oficina de arborização urbana no Jardim Botânico de Manaus, com a participação de estudantes da rede municipal de ensino, que percorrerão as trilhas interpretativas do Jardim Botânico, na Cidade de Deus.

Na sexta-feira (21), haverá um plantio simbólico, em frente ao JB. No sábado, 22, com a presença de parceiros, será feito o plantio na Grande Circular a partir das 8h30. A ação contará com o apoio da Panasonic, Centro de Ensino Literatus, Clube dos Aventureiros e duas escolas municipais, com aproximadamente 350 pessoas.

Haverá também a distribuição de 1, 5 mil mudas frutíferas durante os dois dias (21 e 22), no JB de Manaus.

A programação se estenderá, na manhã do sábado, com a realização, paralelamente ao plantio, de mais uma ação de sensibilização dentro da Campanha de Combate às Queimadas Urbanas 2012, junto aos moradores do entorno do JB.


Dia sem carro

No final da tarde, a Semmas dará apoio ao evento “Na Cidade Sem Meu Carro”, que será realizado pelo Movimento Pedala Manaus, dentro da programação da Semana de Mobilidade Urbana 2012.

A saída será do Parque dos Bilhares. Os ciclistas percorrerão as Avenidas Constantino Nery, Torquato Tapajós e Max Teixeira, retornando na altura do Supermercado Carrefour, num percurso de aproximadamente 21 quilômetros (ida e volta). O passeio terá início às 16h e contará com a parceria do Manaustrans, Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar.

O Dia Mundial Sem Carro visa estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados para as pessoas e a cidade. Além disso, pretende propor às pessoas que dirigem todos os dias que percebam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto.

A ideia é estimular que essas pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover sem depender do seu carro ou moto, seja a pé, de ônibus ou de bicicleta. Maiores informações sobre a Semana de
Mobilidade Urbana 2012 podem ser obtidas junto ao site www.pedalamanaus.org

“Não existe forma melhor de se comemorar o Dia da Árvore do que plantando em parceria com a comunidade e estimulando nas pessoas a reflexão sobre os cuidados com o verde e a mobilidade, fazer com que a sociedade atue de forma participativa nas ações”, afirmou o diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Heitor Liberato.

*As informações são da assessoria de comunicação da Semmas.