Publicidade
Esportes
Craque

Série B do Campeonato Amazonense será extinta por falta de clubes

Sul América, rebaixado no ano passado, e América, que desistiu do Amazonense desse ano, não querem jogar a Série B, restando apenas o Tarumã 05/06/2012 às 16:31
Show 1
O segundo tempo começou tenso e belas chances de gol para os dois lados
Carlos Eduardo Souza Manaus (AM)

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) confirmou que não há número de clubes suficientes para realizar a Série D do Campeonato Amazonense nesse ano. Hoje, apenas quatro clubes estão inscritos – Grêmio Coariense, América, Sul América e Tarumã -, mas o Grêmio não poderá jogar nos dois próximos anos, visto que, o clube está suspenso pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/AM).

O Sul América já comunicou a Federação Amazonense de Futebol (FAF) que não vai disputar a competição e, nos próximos dois anos vai ficar apenas nas divisões de base.

“Não há como jogar. Futebol Está muito caro e a Série B é mais deficitária que a Série A. Vamos continuar fora. O Sul América precisa se organizar e depois vamos pensar em voltar. Quem sabe em 2014”, afirmou o presidente do clube, Luiz Costa.

O América não jogou a Série A desse ano porque alegou falta de recursos. O clube também não pretende jogar a Série B. O Grêmio Coariense está suspenso e não pode atuar nos próximos dois anos. Sobra o Tarumã. Este já comunicou que pretende jogar a competição.

Sem os clubes a Série D que subiriam para a Série A, a Federação Amazonense de Futebol pretende fazer a competição de 2013 com apenas oito equipes, pois, CDC e Operário, rebaixados nesse ano, não só poderão voltar na Série B de 2013, para tentar a vaga em 2014.

Para o ano que vem, uma mudança é quase certa: os jogos do meio de semana deverão ser às terças-feiras, para evitar um confronto com jogos dos Campeonatos Paulista, Carioca, Libertadores e Copa do Brasil.

“Precisamos de um novo dia para o futebol local. Há interesse da FAF e da TV que transmite os jogos. Vamos decidir isso nos próximos dias”, disse o diretor da FAF, Ivan Guimarães.

Os oito clubes prontos para jogar no ano que vem São: Nacional, Fast, São Raimundo, Iranduba. Princesa, Penarol, Holanda e Rio Negro.