Publicidade
Esportes
Craque

Sino marca o início oficial da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos

Ao som de coral, evento faz menções à época rural da Grã-Bretanha. São usados 12 cavalos, 40 ovelhas, dois bodes, dez galinhas, dez patos e três cachorros na cena  27/07/2012 às 18:09
Show 1
Responsável pela cerimônia de abertura, cineasta Danny Boyle conversa com público no Estádio Olímpico
Uol/ Esporte ---

Sino, tocado pelo ciclista Bradley Wiggins, que sagrou-se o primeiro britânico a vencer a Volta da França, marca o início oficial da Cerimônia de Abertura. Ao som de coral, evento faz menções à época rural da Grã-Bretanha. São usados 12 cavalos, 40 ovelhas, dois bodes, dez galinhas, dez patos e três cachorros na cena. 

Ator Kenneth Branagh representa cena do livro A Tempestade, de William Shakespeare. Ele é acompanhado por 50 pessoas que o acompanham e representam os gênios tecnológicos da Revolução Industrial.

Ao som da música 'Pandemonium', tocada por uma banda composta por mil voluntários, cerimônia mostra operários e relembra a época da revolução industrial, que aconteceu entre o fim do século XVIII e o início do século XIX na Inglaterra. Com a mudança nos métodos de produção, a época trouxe mudanças econômicas e sociais ao redor do mundo. 

Toda a primeira parte do show é dedicada à Revolução Industrial, que representa papel importante na história da sociedade moderna e no desenvolvimento do Reino Unido como nação. Aos poucos, o palco se transformou e tons verdes deram lugar ao cinza.


Ainda dentro da representação da Revolução Industrial, a encenação mostra metal sendo forjado por diversos trabalhadores. Este metal se transforma em arcos, que se juntam para formar o símbolo olímpico.

Homens vestidos com roupas típicas dos Beatles representam um dos resultados da Revolução Industrial, com o surgimento da cultura pop após o fim da Segunda Guerra Mundial. 

Animação mostra o ator Daniel Craig, que interpreta o agente James Bond, indo buscar a Rainha Elizabeth II no palácio real, que tem crianças com um boné com a bandeira do Brasil, próxima saga olímpica. Os dois sobem em helicóptero que passa sobre a Somerset House, onde está instalada a Casa Brasil, à beira do Rio Tâmisa. 

O fim da animação mostra a Rainha saltando de paraquedas do helicóptero para o Estádio Olímpico. Ela entra acompanhada por seu marido Philip, o Duque de Edimburgo, e por Jacques Rogge, presidente do COI.

A bandeira do Reino Unido é hasteada no estádio Olímpico por membros das Forças Armadas. Cerimônia conta com mosaicos nas arquibancadas com as cores azul, vermelha e branca. 'God save the Queen', o hino britânico, é cantado por coral formado por crianças surdas, chamado The Kaos Sgining Choir.