Publicidade
Esportes
DIA DAS MÃES

Tal mãe, tal filha! Conheça a história de mãe e filha unidas pelo amor ao triatlo

Yuri Sasai passou sua paixão para a filha caçula. Fernanda tem a mãe como maior inspiração no triatlo. 08/05/2016 às 16:10
Show sasai
Yuri e Fernanda Sasai se preparam para mais uma competição juntas. Foto: Antonio Lima
Thaissa Cordeiro Manaus-AM

“Tal mãe, tal filha”, você já deve ter ouvido essa frase alguma vez na vida. E não é que Yuri Sasai passou sua paixão para a filha? Neste Dia das Mães, conheça a história da atleta que conseguiu unir a rotina pesada de treinos com a agenda da filha através do esporte. Com apenas 10 anos de idade, Fernanda já segue os passos da mãe no triatlo.

Antes do triatlo, Yuri Sasai, de 46 anos, que nasceu na Cidade Maravilhosa, chegou a disputar umas provas de natação pelo Fluminense, mas parou para se dedicar aos estudos. Formada em odontologia, a atleta foi morar dois anos no Japão, onde fez sua pós-graduação.

A amazonense de coração chegou à “Paris dos Trópicos” em 1996, de onde nunca mais saiu. Foi na terra baré que realizou seu sonho: ser triatleta. Yuri retornou à vida de atleta após 20 anos parada. No novo esporte, recebeu os treinamentos de Marcio Soares.

Em Manaus, Sasai deu a luz à Carolina, de 19 anos, e Fernanda. A filha mais velha da atleta até tentou entrar no mundo esportivo, por meio das raquetes, chegou a praticar tênis de quadra, mas foi a caçula que puxou a paixão da mãe pra si.

INCENTIVO

Sobre a prática esportiva das filhas, Yuri salienta. “Eu estimulei desde pequenas a prática do esporte. Tanto que elas praticaram tênis, dança e natação. Mas aprender a nadar sempre foi uma questão de ‘sobrevivência’, acho que todos devem saber. Agora treinar para competir é outra coisa. Isso tem que partir delas, a vontade de treinar e melhorar. Tudo tem que ser natural, sem muita pressão. No caso da Fernanda, ela gosta muito”, frisou.

Fernanda começou a nadar com apenas 4 anos. Ela tomou gosto pelo triatlo após acompanhar a mãe nas provas. “Eu sempre via a minha mãe competindo, aí comecei a treinar e hoje adoro o triatlo”, declarou. Na sua primeira prova da modalidade, Fernanda conquistou a medalha de prata, na categoria de 8 a 9 anos, realizada na cidade de Caiobá, localizada no litoral do estado do Paraná, no ano passado. A paixão da filha pelo triatlo é comemorada por Yuri, que diz unir o útil ao agradável. “Eu tenho que organizar meu horário para trabalhar, treinar, ser motorista, mãe, dona de casa, esposa, ou seja,todo minuto é precioso. Por isso acho maravilhoso a Fernanda ser atleta também, porque muitas vezes, no horário do treino dela, aproveito pra nadar ou correr”, destacou Sasai.

TREINOS

A rotina de treinos das duas é bem puxada. Fernanda treina natação de segunda a sexta, no domingo, mãe e filha nadam sobre as águas do Rio Negro, em seguida pedalam ou correm na Ponta Negra. As atletas estão se preparando para mais uma competição juntas, dessa vez o Campeonato Brasileiro de Aquatlo, que será realizado em Brasília, no próximo dia 22 de maio.

Fernanda e Yuri Sasai na preparação para mais uma competição juntas. Foto: Antonio Lima