Publicidade
Esportes
Craque

Torneio de Atletismo, no fim de semana, servirá de seletiva para Troféu Norte e Nordeste de Menores

O torneio acontece no sábado, ás 7h da manhã, na Vila Olímpica e terá provas de 800, 1.500 e 5 mil metros além de provas de salto em altura, salto em distância e  salto triplo 15/07/2015 às 16:43
Show 1
Ed Flávio, de 17 anos, é o atual campeão do salto triplo e, este ano, tenta o bi
Camila Leonel Manaus (AM)

No dia 18 de julho, às 7h da manhã, na Vila Olímpica, Zona Oeste, acontece o 4° Torneio Meio Fundo, Fundo e Saltos. O torneio será aberto para todas as categorias, porém para os atletas das categorias mirins e menores, a competição vale como seltiva para o Troféu Norte Nordeste Caixa de Atletismo de Menores, que acontece em Natal, Rio Grande do Norte, entre os dias 14 e 16 de agosto.

As inscrições podem ser feitas na sede da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas, localizada na Avenida Pedro Teixeira, nº400, D.Pedro I - Vila Olímpica de Manaus –Sala 01 da arquibancada da pista de atletismo. O atleta deve está com o RG em mãos. As inscrições podem ser feitas no dia do evento.

Uma das modalidades em disputa na competição será o salto triplo. Na última edição do  torneio, o campeão foi o atleta Ed Flávio, de 17 anos.  Ao vencer a competição, Ed conseguiu vaga para disputar o Trofeu Norte e Nordeste de 2014 e ficou em segundo lugar, ao saltar 13m67. Hoje, o atleta amazonense é o sétimo no ranking brasileiro da modalidade. A treinadora de Ed, Marleide Borges ele é um atleta que desponta na modalidade”.

Ed Flávio (com a bandeira do Amazonas) foi segundo colocado no Troféu Caixa Norte Nordeste em 2014

Mas para quem olha Ed fazendo tanto sucesso no salto triplo, não imagina que o jovem resistiu para abandonar o futebol e começar a treinar atletismo. Como qualquer criança, Ed tinha interesse pelo futebol. Jogava futsal no Ceti Professora Cinthia Régia Gomes do Livramento, no bairro Nova Vitória, Zona Leste, onde estudava.

Um professor de educação física viu o garoto, na época com 14 anos, jogando e fez o convite para treinar atletismo. Ed adiou a ida aos treinos, porém, nos jogos esclares foi inscrito pela escola para competir no atletismo.

“Sabe quando a pessoa joga futebol ela não quer saber de outro esporte? Pois é,  o professor tinha me chamado para treinar atletismo e eu nunca ia.  No Jeas, eu competi e fiquei em terceiro. O menino que o professor Sérgio treinava venceu, foi quando o professor passou do meu lado e disse: ‘ se tu tivesse treinando comigo, teria ganhado’. Foi aí que eu criei vergonha na cara e comecei a treinar”, contou. A partir daí, Ed passou a se dedicar ao salto triplo e hoje, treina cinco vezes por semana na Vila Olímpica e tornou-se uma das promessas da modalidade.

Tentando o bi-campeonato, Ed destaca que a competição é importante para adquirir experiência. “Competindo aqui em Manaus, eu não sinto pressão, mas gosto de competir em Manaus. Serve de experiência pata a gente”, contou.