Publicidade
Esportes
Craque

Torneio para principiantes de jiu-jítsu revigora categoria no AM

Para o mestre Henrique Machado, organizador da primeira edição do White Belt da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Olímpicodo, este será um momento de apresentar as caras novas da luta 01/11/2012 às 12:19
Show 1
No tatame disputa serve para avaliar novos talentos
acrítica ---

Os alunos iniciantes de jiu-jítsu terão no próximo final de semana um aperitivo do que os aguarda no mundo das artes marciais, com a primeira edição do White Belt (faixa-branca) da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Olímpico (Fajjo). A disputa acontecerá no Centro de Treinamento da Associação Sensei de Lutas Esportivas (Asle), localizada na Rua São José, 220, Conj. Petros, Aleixo, a partir das 10h do dia 10 (sábado).

Para o mestre Henrique Machado, organizador do evento, este será um momento de apresentar as caras novas da luta e mostrar o potencial dos alunos de cada academia. Podendo, a partir daí, surgirem acordos de contratos e até mesmo de patrocínios para atletas.

“Sou muito regionalista, mas posso dizer com toda certeza que o nosso Estado detém a melhor matéria prima de lutadores de todo País. Infelizmente, faltam competições e investimentos. Geralmente o atleta desiste no meio do caminho, pois sobreviver e se manter no esporte é algo muito difícil”, considerou o professor, ao citar uma das promessas do jiu-jítsu para os próximos anos: o peso leve Leandro Lima, que atua na Asle.

“Nós temos faixas-brancas que têm espírito de graduados. Exemplo disso é o Leandro, que leva a sério sua carreira e encara tudo com muito profissionalismo. Treina seis vezes na semana, por duas horas. Acredito que ele vai mostrar um trabalho incrível”, ressalta Machado.

Ainda der acordo com o sensei, três categorias estarão em disputa no dia 10: 70 quilos, 66 quilos e acima de 86 quilos. Todas serão apresentadas nos naipes masculino e feminino e as inscrições estarão abertas até a próxima terça-feira (6), ao valor de R$ 35.

As inscrições podem ser realizadas na Gracie Barra (Rua 5 de setembro, 175, São Raimundo) e no próprio CT da Asle.  “Esse evento é apenas o início de competições que a Fajjo vai começar a realizar. Vem muito mais por aí”, diz Henrique.