Publicidade
Esportes
RESISTÊNCIA

Triatletas amazonenses disputam provas de longa distância neste domingo

O Ironman Florianópolis e o Challenge Cerrado têm representantes amazonenses marcando presença e buscando a superação de seus próprios limites 21/04/2018 às 16:41 - Atualizado em 21/04/2018 às 16:42
Show whatsapp image 2018 04 18 at 20.34.39  1
Triatletas da Equipe Márcio Soares Sports foram em peso para o Challenge Cerrado. (Foto: Alcides Netto)
Jéssica Santos Manaus - AM

Para quê ser triatleta se não for para ter um belo desafio pela frente? Foi pensando nisso que 30 triatletas amazonenses se inscreveram em competições de longa distância que acontecem neste domingo (22) em duas cidades brasileiras. Os super-atletas irão colocar à prova tudo o que treinaram, alguns no Challenge Cerrado e outros no Ironman 70.3 Florianópolis – provas de marcas consagradas no triathlon mundial. Tanto no Challenge como no Ironman 70.3, os triatletas irão nadar 1.500 metros, pedalar 90 km e, para finalizar, correr 21 km. Nada fácil. Mas, para eles, vale a pena viajar e encarar as dificuldades do percurso pelo prazer de superar a si mesmo e ver que os árduos treinos valeram a pena.

Challenge
Na última década, o número de triatletas amazonenses cresceu de forma acelerada e o retrato disso é que, hoje, eles que até pouco tempo iniciavam  na modalidade, estão buscando desafios cada vez maiores. É o caso do administrador de empresas Elthon Picanço, que fará pela sexta vez uma prova de “meia-distância”, já mirando o Ironman (dobro da distância do Challenge e Ironman 70.3). 

“Estou me preparando para meu primeiro Ironman. Como a prova está muito próxima, dia 27 de maio, vou usar o Challenge Cerrado para ‘fazer volume’ e treinar minha percepção de esforço”, disse. Ou seja, Elthon vai para a prova do Cerrado fazer um treino de luxo visando o Ironman. “Quero fazer a prova no ritmo que farei o Ironman, a ideia é ver como me sinto fazendo a ‘meia distância’ e a partir daí fazer os acertos necessários, ou seja, mais ou menos intensidade”, explica. Mas como ir a uma competição e ter que controlar a intensidade da prova? 

“Confesso que esse é o plano, mas é muito difícil se segurar na prova, o clima de euforia e a adrenalina fala muito alto. Será  um belíssimo exercício!”, resume. 

Elthon fará o Ironman em Florianópolis no mês que vem, entretanto, preferiu ir ao Challenge Cerrado a competir agora no 70.3 em Floripa. 

“Considerei tempo/distância para deslocamento, custos da prova, mas o principal foi o fator surpresa, será minha primeira prova de Ironman, então, gostaria que tudo fosse uma grande descoberta, do local às condições da prova”, explicou.

Elthon não vai enfrentar o Challenge sozinho, e sim com a família e amigos. Sua filha Isabella, 6, fará o Challenge Júnior, e, além do mais, treze triatletas da sua equipe, a Marcio Soares Sports, estarão na prova, vários fazendo a distância pela primeira vez. 

“A motivação decorrente da interação entre os que vão participar da prova é grande, principalmente nos treinos aos finais de semana. Metade dos triatletas que estão indo fará a distância pela primeira vez, então os mais experientes sempre passam suas experiências para os estreantes”, explica o técnico da equipe, Márcio.

Além da equipe de Márcio, atletas das equipes Pit Tri e Santiago Ascenço Assessoria Esportiva também estarão nas provas.

 

Ironman 
Thaisa Melo (da equipe Pit Tri) decidiu ir com seu esposo, Ralf, para o Ironman 70.3, que também acontece neste final de semana. Alguns de seus amigos, no entanto, estarão no Challenge. “Eu e meu marido escolhemos o 70.3 Floripa antes dos nossos amigos fecharem para o Challenge, mas como penso em fazer o Ironman futuramente, que também é em Floripa, esta já seria uma oportunidade para conhecer um pouco do clima e percurso”, explica.

Challenge Cerrado será disputado em Brasília e o Ironman acontece em Florianópolis
 
O Challenge Cerrado realiza várias provas num mesmo final de semana para que todas as famílias amantes de esportes participem. Em Brasília-DF, são cinco opções de provas: Half-Distance (meia distância), Sprint Distance (prova rápida), Challenge Júnior (triathlon para crianças) e o Challenge For All & Challenge 5k Women (corrida pedestre). Já o Ironman 70.3 chega pela primeira vez a Florianópolis, este ano. A cidade realiza a prova ‘completa’ do Ironman (com o dobro da distância, 140.6 milhas) há vários anos, que faz sucesso, e agora aposta no 70.3.

Publicidade
Publicidade