Publicidade
Esportes
MUNDIAL

Triatletas amazonenses embarcam para Mundial Multisports no Canadá

Os triatletas irão participar da prova de aquathlon, junto com competidores de várias partes do mundo 19/08/2017 às 13:10 - Atualizado em 21/08/2017 às 18:01
Show aquathlon para world champs london 2013 credid janos schmidt itu
Campeonato Mundial Multisport é novidade no mundo do triathlon, e três atletas do Amazonas estarão presentes no grande evento, junto com a Seleção brasileira.
Jéssica Santos Manaus - AM

Quatro triatletas amazonenses irão representar o Brasil no Campeonato Mundial Multisport de Penticton, no Canadá, que acontecerá entre os dias 18 a 27 de agosto. São eles Bianca Evelyn, Yuri Sasai, Fernanda Sasai, e Antônio Carlos Rudinger. O campeonato contará com provas de aquathlon (corrida e natação), duathlon (ciclismo e corrida), cross triathlon, triathlon de longa distância e aquabike (natação e ciclismo), e reúne os melhores triatletas profissionais e amadores do mundo, que se classificam através da conquista de resultados em competições oficiais durante o ano.

Yuri Sasai viaja para o Canadá na segunda, 21, para competir o aquathlon no seu quinto Campeonato Mundial. Antes, ela esteve nas edições da Nova Zelândia (2012), Londres (2013), Edmonton (2014) e Chicago (2015). “Minha melhor participação foi em Edmonton, fiquei em sétimo lugar. Desta vez, eu gostaria de ficar em 7º ou numa posição melhor do que essa”, afirma Yuri, que compete na categoria 45-49 anos.

Yuri disse que este ano se preparou de forma diferente para o Mundial. “Foquei bastante na corrida e na natação neste último mês. Tenho treinado muito, e estou me sentindo muito bem, aliando também a alimentação saudável”, ressalta.

A filha de Yuri, Fernanda Sasai, também vai participar do Festival Multisport para crianças, na faixa etária de 10-11 anos de idade. “Será uma experiência incrível para ela e para a família, com momentos que ficarão guardados para sempre. Além disso, serve como crescimento dela como atleta e como pessoa. Acho que será bem divertido”, afirma Yuri.

Quem também está animada é Bianca Evelyn, que compete pela categoria 20-24 anos. Ela viajou na última sexta, 18, e também vai disputar o aquathlon, no dia 25 de agosto. “Treinei normalmente para essa competição, mas fazendo transições da água para a corrida, e fiz três treinos usando a roupa de borracha (que os atletas devem usar no Canadá, por causa da água gelada). Minha expectativa é lutar por um pódio na competição e baixar meu tempo”, disse a triatleta.

Ela falou da importância da competição. “O Mundial é importante para dar visibilidade ao atleta”, ressaltou Bianca, que contou com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer para as passagens, e com a contribuição de amigos, que compraram blusas oferecidas por ela, para ajudar nos custos da viagem.

Antônio Rudinger também vai participar do Mundial de aquathlon,  mas ele decidiu ir para a competição por acaso. “Não imaginava participar, mas decidi ir porque gostei da ideia, e pela oportunidade de experimentar algo diferente”, disse.

Ele falou o que espera da competição. "Ainda não sei como vai ser, porque será o primeiro evento assim lá (em Penticton), mas o local parece ser muito bom para as provas, e espero ficar na média dos outros competidores", destacou Antônio.