Publicidade
Esportes
Craque

Turma do fisiculturismo tem encontro marcado neste sábado em Manaus

Um time de peso vai mostrar todo o físico pra galera. Há favoritos locais em algumas categorias da Copa Manaus. Um deles é o personal treinner, Leandro Portella, que vai concorrer na categoria Body Building 17/08/2012 às 08:59
Show 1
Um time de peso vai mostrar todo o físico pra galera. Há favoritos locais em algumas categorias da Copa Manaus
Paulo Ricardo Oliveira Manaus (AM)

Os protagonistas do fisiculturismo de alta performance entram em cena no palco do Teatro Direcional do Manauara Shopping, neste sábado (18), a partir das 19h.

A edição comemorativa de dez anos da Copa Manaus de Fisiculturismo vai reunir atletas  de nível internacional de todo o País, incluindo, é claro, amazonenses, além de se propor como uma vitrine para o empresariado local investir mais nesse esporte. “Antes a Copa era realizada no teatro do La Salle. Mas resolvemos mudar de palco para atrair os empresários, os formadores de opinião, os apoiadores do esporte em geral para um shopping, onde a frequência é classe A. Precisamos atrair esse público para o fisiculturismo”, afirmou José Carlos Vieira, ex-competidor e atual presidente da Federação Amazonense de Fisiculturismo, filiada à IFBB/Brasil.

Há favoritos locais em algumas categorias da Copa Manaus. Um deles é o personal treinner, Leandro Portella, que vai concorrer na categoria Body Building (hipertrofia muscular mais elevada) até 84 quilos. “Estou me sentindo muito bem preparado para essa competição. Já tenho uma coreografia na mente ao ritmo de hip-hop”. Leandro, aliás, tem sido um dos especialistas mais requisitados no quesito preparação de atletas para competições.

Um dos alunos de Leandro, o pediatra Felipe Leite, vai estrear na categoria Body Muscle (hipertrofia moderada). “A parte mais dolorosa, digamos assim, é a dieta rigorosa à qual somos submetidos, mas sem ela não há resultado”, garante.      

Atrações internacionais

A Copa Manaus terá convidados especiais, como o atleta paulista José Carlos Santos, heptacampeão mundial, e do mineiro Fernando Noronha, o Maradona, que vai disputar no final de setembro o Mr. Olímpia, a Copa do Mundo do fisiculturismo.

Ingressos

Copa Manaus acontece no palco do Teatro Direcional do Manauara Shopping, às 19h. Os ingressos custam R$ 35 (meia entrada).

Três perguntas para

José Carlos Vieira, Presidente da Federação Amazonense de Fisiculturismo IFBB/Brasil

  1  O que a edição comemorativa tem a oferecer ao público e aos participantes?

No caso dos atletas será oferecida premiação em dinheiro aos campeões, troféus personalizados, brindes de suplementação. Vamos ter uma competição de alto nível técnico. Não tenha dúvida disso. O público que pagar o ingresso será agraciado com um belo evento de fisiculturismo.

2  Houve evolução no fisculturismo local?

Houve muita evolução. Saímos do anonimato e estamos em plena ascensão, até em nível de aceitação de público. Há hoje amazonenses que são campeões brasileiros, sul-americanos. Isso é resultado de uma cultura diferente que vem sendo trabalhada lá atrás. Hoje, o fisiculturismo é bem visto pela sociedade.  

3 Mas ainda há preconceito em relação ao esporte?

O preconceito é uma coisa que nunca vai acabar. Isso em relação a tudo: ao negro, ao homossexual, ao deficiente, enfim, vai sempre haver comportamentos preconcebidos. Com o fisiculturismo não é diferente. Trabalha-se para minimizar isso, levando o esporte ao público mais seleto, aos formadores de opinião.