Publicidade
Esportes
Craque

UFC 154: Georges St-Pierre e Carlos Condit, lutam no Canadá

Astro mundial do MMA luta para recuperar seu trono depois de meses no estaleiro. Adversário Georges enfrenta o campeão interino Carlos Condit  17/11/2012 às 09:28
Show 1
Georges St-Pierre e Carlos Condit se exibem para uma foto
Paulo Ricardo Oliveira Manaus (AM)

A enorme pressão de vencer dentro de casa e os 19 meses fora de combate pesam como chumbo sobre as costas do astro canadense Georges St-Pierre, 31, na luta de hoje à noite, no UFC 154, contra o norte-americano Carlos Condit, 28.

O evento oferece sete lutas preliminares e cinco principais e acontece no Bell Centre, na cidade de Montreal, Quebec, no Canadá, com transmissão ao vivo pelo Canal Combate (assinatura) a partir das 20h (em Manaus).

Mas é a peleja entre GSP x Condit que causa a maior expectativa pelas circunstâncias. Além de valer a unificação do cinturão dos meio-médios (entre 72 e 77 quilos), o duelo principal da noite significa a possibilidade de redenção para Condit e de reafirmação para St-Pierre, que viveu um periodo de “bruxaria” com sucessivas lesões até ser submetido à cirurgia no joelho direito.

O processo de recuperação do canadense, inclusive, foi tão sofrível quanto lento. “Eu estava apanhando na academia por caras que não estavam nem perto do meu nível, e eu podia ver nos olhos deles, eles pensando: cara, esse cara nunca vai voltar a ser o mesmo”, contou o canadense, que disse ter chegado a pensar em ligar para o todo-poderoso do Ultimate, Dana White para desistir do combate.

Condit tem uma responsabilidade bem menor nesse combate e, por isso, pode se sentir mais à vontade na grade de oito lados. Por outro lado, o norte-americano vem de uma consagradora e indiscutível vitória sobre Nick Diaz, no UFC 143, dia 4 de fevereiro deste ano, quando botou as mãos no cinturão interino devido ao tempo fora de cena e às incertezas quanto á volta do seu dono oficial.

“Vou testar ele (St-Pierre) em todos os aspectos. Vou mostrar a minha luta para ele e tentar achar qualquer chance para acabar com o combate antes dos cinco rounds”, disse Condit.

Presença vip do Aranha Enquanto o “couro come” na luta St-Pierre x Condit no octógono, do lado de fora haverá um interessado direto no resultado: Anderson Silva.

Campeão dos médios (entre 77 e 84 quilos), o Aranha vai estar sentado na categoria vip do UFC 154, provavelmente para desafiar - ou ser desafiado - por St-Pierre a uma superluta anunciada por Dana para maio de 2013.

Anderson, hoje com 37 anos, já disse ter vontade de voltar a lutar somente no final do próximo ano. Porém, o campeão médio é funcionário da organização e, se confirmar o combate, terá de aceitá-lo de imediato. “Anderson x GSP vai ser a maior luta da história do UFC”, garante Dana.