Publicidade
Amazônia
Beleza

Seiva para rejuvenescer: cosmética aposta em produtos feitos com a casca do mulateiro

A cantora Margareth Menezes é uma das consumidores de produtos à base de mulateiro, assim como o cabeleirero Idailson Auzier, que faz um tratamento de hidratação para recuperar os fios. 07/05/2016 às 19:09 - Atualizado em 09/05/2016 às 20:45
Show hfghfgh
Rico em substâncias ativas chamadas de compostos fenólicos, o mulateiro inibe ação das enzimas colagenase e elastase. (Antonio Lima)
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Uma das lendas amazônicas conta que as guerreiras Amazonas preparavam  uma infusão com a  casca da mulateiro para se banharem em dias de lua cheia e, assim,   manter  o aspecto mais jovem. Beleza sempre foi citada como características dessas indígenas e hoje a ciência comprova o poder rejuvenescedor dessa árvore regional que proporciona produtos comésticos sem   efeitos colaterais. 

Conhecido  como mulateiro-de-Várzea, pau-mulato, pau-marfim, o vegetal popular na cultura das tradições ribeirinhas renova sua casca anualmente. Rico em substâncias ativas chamadas de compostos fenólicos, o mulateiro inibe ação das enzimas colagenase e elastase. Elas destroem as proteínas responsáveis pela sustentação da pele - o colágeno e elastina.  “Diferente dos outros cremes que repõem, o mulateiro inibe a destruição das proteínas, ou seja, a pessoa mantém integridade das fibras do seu colágeno, por exemplo”, diz o farmacêutico Evandro Silva.

Ele explica ainda que o mulateiro também possui a enzima tirosinase, precursora da melanina. Ela age nas peles manchadas. “Ele não tem efeito esfoliante, como os outros produtos. Ele é um antirugas e clareador natural, tem um alto poder antioxidante”, explica Evandro, que assina a fórmula do “Skin Cure”, da Pronatus, creme para pele à base do mulateiro.  

Outra marca que utiliza o extrato da árvore, associada a uva, em suas fórmulas é a Casa de Mulateiro. “Todos nossos produtos são 100% orgânicos e certificados. A uva também tem um alto poder antioxidante, além de vitaminas, o que dá o resultado melhor mais eficaz”, diz o representante da marca em Manaus, Paulo Freire.

Além de  uma linha para pele, a Casa de  Mulateiro tem um kit de tratamento para os cabelos, com shampoo, condicionador e óleo. Profissional da estética há 34 anos, o cabeleireiro Idailson Auzier ressalta a reposição de água nos fios quebradiços e o tempo de ação rápido do produto, comparado com outros. “A hidratação é mais eficaz, deixa o cabelo mais leve e sedoso, além de  leva menos tempo para fazer”. 

Quem também é adepta desses produtos é a cantora Margareth Menezes. “Já conhecia o poder rejuvenecedor desta maravilha há muito tempo, mas a qualidade dos produtos realmente me surpreendeu”, diz a cantora. 

Há também opções de sabontes, tanto na  Casa de Mulateiro quanto n  a Amazon Velas & Sabonete que possui uma  linha fitoterápica com 12 barras artesanais. Entre elas está a “mulateiro” que  ele protege a pele dos raios solares, combate manchas e rejuvenesce; e, “mulateiro com argila branca” que também ajuda a clarear a derme e é esfoliante, contudo seu uso é recomendado  apenas duas vezes por semana.

Serviço

O quê:  Pronatus da Amazônia 

Contato:  www.pronatus.com.br

O quê:  Casa do Mulateiro 

Contato:  www.casademulateiro.com

O quê:  Amazon Velas & Sabonetes

Contato:  (92) 991621781

O quê:  Idailson Auzier (cabeleireiro)

Contato:  (92) 99999-4555