Publicidade
Amazônia
Amazônia

Ação de ‘Soltura de Quelônios’ acontece neste final de semana em três municípios do AM

Essa será a 15ª ação de soltura e acontecerá entre sábado e segunda-feira no Município de São Sebastião do Uatumã, a 340 quilômetros de Manaus 22/02/2013 às 09:11
Show 1
Soltura de quelônios, neste fim de semana, mobiliza comunidades ribeirinhas
ACRITICA.COM ---

A Eletrobras Amazonas Energia vai soltar, no rio Uatumã, 24,4 mil filhotes de quelônios das espécies tartaruga da Amazônia, tracajá, iaçá e irapuca/capirã. Essa será a 15ª ação de soltura e acontecerá entre sábado e segunda-feira no Município de São Sebastião do Uatumã (a 340 quilômetros de Manaus).  A ação também envolverá comunidades dos municípios de Presidente Figueiredo e Itapiranga.

A ‘Soltura de Quelônios do Uatumã’ trata-se de uma iniciativa do Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA) coordenado pela assessoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Eletrobras Amazonas Energia. O projeto, que conta com o envolvimento das comunidades ribeirinhas por meio de atividades socioambientais, tem como objetivo conservar as populações de quelônios aquáticos no rio Uatumã.

Dia de festa

Aproximadamente 300 moradores pertencentes às 16 comunidades ribeirinhas - Bela Vista, São Benedito, Maracarana, Manaaim, Abenezer, Nossa Senhora do Livramento e Jacaré-quara, localizadas nos municípios de São Sebastião do Uatumã, Itapiranga e Presidente Figueiredo - serão mobilizados no dia da soltura dos animais, que estão ameaçados de extinção. Ao todo, aproximadamente 500, entre comunitários e funcionários dos órgãos parceiros, participarão da programação que já se tornou uma data festiva para os ribeirinhos.

Pesquisa

O Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA) da Eletrobras Amazonas Energia mantém um criadouro de tartarugas da Amazônia e tracajás  com aproximadamente 300 quelônios adultos, matrizes e reprodutoras que procriam nos tanques. Além disso, o centro também realiza ações de conservação de tartarugas junto às comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã.

Em 15 anos de existência, o programa já produziu e soltou em ambiente natural cerca de 120 mil filhotes de quelônios.

Entre as atividades previstas pela coordenação do evento e por comunitários estão: a recepção dos convidados com café regional, reflexão religiosa, torneio de futebol, apresentação de peças teatrais, cursos de boas práticas ambientais, oficinas de desenho e atividades de entretenimentos.