Publicidade
Amazônia
Amazônia

Amazonas é o Estado campeão em incidência de raios, informa balanço do Inpe

Região Norte apresentou o maior índice de vítimas fatais, com 25% do total registrado no país 14/02/2012 às 12:09
Show 1
Os registros de raios na região Norte são os maiores do país
acritica.com Manaus

O Amazonas é o estado com maior incidência de raios do país. Em média, o Estado registra 11 milhões de registros por ano, segundo o balanço sobre registros de raios e mortes causados por eles em 2011 do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ano passado foram registradas 81 mortes, sendo que 85% das vítimas eram homens. A região Norte apresentou o maior índice de vítimas fatais, com 25% do total, seguida pela região Centro-Oeste, com 22%.

Já a região Sul apresentou o menor índice, com 13%. As regiões Nordeste e Sudeste ficaram cada uma com 20% do total de mortes.

“O número de mortes por raios no sudeste desde 2000 está diminuindo, apesar da incidência de raios não ter diminuído. Isto indica que a maior disponibilidade de informações sobre como se proteger dos raios está tendo uma repercussão positiva. Em 2011, o número de mortes por raios no Sudeste foi o menor desde o início deste século”, comentou Osmar Pinto Junior, coordenador do ELAT.

Contudo, mesmo com a diminuição das mortes no Sudeste, o estado de SP continua entre os mais afetados do Brasil e nos últimos 12 anos registrou quase 250 casos.

A cada 50 mortes por raios no mundo, uma é no Brasil. O país, campeão em incidência do fenômeno, teve quase 1.500 vítimas fatais de raios nos últimos 12 anos.

A Cartilha de Proteção contra Raios está disponível no Porta ELAT, através do link: http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/protecao/cartilha.de.protecao.contra.raios.php.