Publicidade
Amazônia
NO INTERIOR DO AM

Animal em extinção, peixe-boi da Amazônia é encontrado morto em Careiro da Várzea

O peixe-boi de aproximadamente 250 quilos foi encontrado por populares em trecho do rio Solimões. Animal estava com corte no pescoço e olho ferido 19/01/2018 às 20:19
Show whatsapp image 2018 01 19 at 20.15.10
Fotos: Divulgação
Vitor Gavirati Manaus (AM)

Um peixe-boi da Amazônia fêmea de aproximadamente 250 quilos foi encontrado morto por populares na Costa do Amanium, no município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus), por volta de 8h desta sexta-feira (19). O animal estava com um corte no pescoço e o olho esquerdo ferido.

Arlindo dos Santos Bandeira, 40, que encontrou o peixe-boi, comunicou o fato para 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Careiro da Várzea, que verificou o caso.

“Passando pela costa do Amanium, no rio Solimões, Arlindo que voltava para sua residência em uma canoa de madeira, junto com outro amigo, observaram um animal de cor escura e pensando ser um boi foram em direção e se depararam com o peixe-boi já morto. Eles o amarraram com uma corda e o levaram para comunidade do Amanium, onde residem”, contou o sargento Edson Carvalho, que atendeu a ocorrência.

Edson visitou a comunidade do Amanium, que fica no quilômetro 13 da BR-319 (Manaus – Porto Velho), em Careiro da Várzea, e comunicou órgãos ambientais do município sobre a ocorrência. Segundo o sargento, até o momento, nenhuma entidade compareceu ao local para verificar a causa da morte do peixe-boi.


 

“Não é a primeira vez que acontecem esses casos. Em 2016, eu e minha equipe resgatamos um peixe-boi ferido, mas que ainda estava vivo e ele foi entregue ao Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia)”, afirmou o sargento.

Animal em extinção

O peixe-boi da Amazônia é considerado uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. Segundo especialistas, as principais ameaças ao animal são a destruição do seu habitat e a liberação de mercúrio nos rios. A caça do peixe-boi é ilegal.

O peixe-boi da Amazônia pode chegar a 3 metros de comprimento e pesar até 450 quilos. Apesar da proibição, ribeirinhos caçam o animal para o consumo da carne.

Publicidade
Publicidade