Publicidade
Amazônia
Amazônia

Batalhão Ambiental fiscaliza pesca em lago do Amazonas

Durante patrulhamento uma embarcação com duas toneladas de pescado e quatro tripulantes foram apreendidos. 30/04/2012 às 08:12
Show 1
Durante patrulhamento uma embarcação com duas toneladas de pescado e quatro tripulantes foram apreendidos
acritica.com Manaus

O Batalhão de Policiamento Ambiental desencadeou no fim de semana a "Operação Mamori", com o objetivo de reprimir a pesca profissional realizada com barcos do tipo "geleira", no Lago Mamori, no município do Careiro Castanho (distante a 83 quilômetros de Manaus). A pesca realizada por esse tipo de embarcação é proibida pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Durante patrulhamento uma embarcação com duas toneladas de pescado e quatro tripulantes foram apreendidos. Humberto Braga de Faria, 48 e Edinelson da Silva Oliveira, 29, foram encaminhados para o 5º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram flagranteados por crime ambiental e ainda serão multados pelo IPAAM. A operação contou com 15 policiais em duas lanchas rápidas, que saíram de Manaus na manhã do último sábado (28) só retornaram na madrugada de domingo (29). O pescado será doado para instituições de caridade.

A Instrução Normativa 004/SDS estabelece que no lago a atividade de pesca somente poderá ser realizada em pequenas embarcações, com no máximo duas caixas grandes de isopor por pescador.

De acordo com o Ten Bruno Pereira, do Batalhão Ambiental, a operação foi um sucesso por conta do empenho dos 15 novos policiais que se encontram realizando um estágio de policiamento ambiental para atuarem no Batalhão.

"Foi um esforço muito grande, pois o lago é longe e ficamos sem comida e quase sem combustível, mas o resultado e a beleza do local recompensou" afirmou o policial.