Publicidade
Amazônia
Cotidiano, BPAMB,Peixe-boi, Inpa, Careiro da Várzea

Batalhão Ambiental resgata filhote de peixe-boi no interior do AM

Fêmea de aproximadamente 12kg há uma semana estava à deriva na comunidade Costa do Paroá, no Careiro da Várzea onde foi resgatada nesta tarde 23/06/2012 às 20:07
Show 1
Captura da mãe pode ter contribuído para que filhote ficasse à deriva no rio
Síntia Maciel Manaus

Um filhote de peixe-boi fêmea foi resgatado na tarde deste sábado (23), por uma guarnição do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), da Polícia Militar, na comunidade Costa do Paroá, no município do Careiro da Várzea – a 20 quilômetros de Manaus.

O animal, de acordo com os relatos dos ribeirinhos da comunidade, repassados pelo cabo Domingos Ramos, há uma semana estava à deriva pelo rio.

Nessa sexta-feira (22), o peixe-boi fêmea foi capturado pelos moradores e colocado dentro de uma canoa, que acionaram por volta das 13h do sábado o Batalhão Ambiental, para efetuar o resgate e trazer o filhote para Manaus.

Segundo ele, o animal pesa entre 10 e 12 quilos.

“Há uma grande possibilidade da mãe desse animal ter sido morta, e por isso ele deve ter ficado à deriva, perdido”, informa o veterinário do Laboratório de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Anselmo D‘Afonseca.

Ainda segundo ele, este ano outros animais já foram resgatados no Careiro da Várzea.

O filhote foi levado para o Inpa, no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, onde seria examinado. Entretanto, o mesmo estaria aparentemente bem, conforme uma avaliação preliminar feita pelo veterinário, no momento em que o mamífero chegou a Manaus.