Publicidade
Amazônia
Amazônia

Bosque da Ciência tem novo horário nas férias

Novo horário de visitas ao Bosque entra em vigor em Janeiro, para atender a crescente demanda  nas férias.  O Bosque funcionará das 9h às 17h, sem interrupções, todos os dias da semana.  10/01/2013 às 18:03
Show 1
Estudantes em uma das trilhas do bosque
acritica.com* ---

Até o dia 31 de Janeiro o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) oferta um novo horário de funcionamento para melhor atender a crescente demanda de visitantes da região e turistas por conta do período de férias. O Bosque funcionará das 9h às 17h, sem interrupções, todos os dias da semana.

Segundo o coordenador do Bosque, Jorge Lobato, a procura pelo espaço como alternativa de turismo durante as férias aumentou bastante nos últimos três anos em que se tem um horário especial e estima-se a visita de 15 mil pessoas ainda nesse mês, três mil pessoas a mais do que em 2012. “O maior público do mês de Janeiro são as crianças, porque é mês de férias. Esse último final de semana foi recorde. Sábado e domingo o Bosque da Ciência recebeu um grande público: duas mil pessoas”, relata Lobato.


Visita de escolares é franca mais precisa ser agendada.

Embora o maior público de Janeiro não seja os estudantes, as visitações das escolas ainda continuam e podem ser solicitadas. Em 2012 obteve-se o maior número dessas visitas: “Foram 657 escolas atendidas”, especifica Lobato.

“É importante dizer que dessas mais de 600 escolas, foi um universo de quase 90 mil estudantes atendidos gratuitamente pelo Inpa. Essa é uma contribuição valiosa que tem permitido não só a socialização, mas também a popularização da ciência”, frisa.

O Bosque da Ciência oferece atrativos turísticos e entretenimento, como: trilhas educativas, tanques de peixe-boi, viveiros de ariranhas, Casa da ciência, Ilha da Tanimbuca, Casa da Madeira, Recanto dos Inajás, Condomínio das abelhas, Abraço da Morte, Paiol da Cultura, Trilha suspensa, Lago Amazônico, Viveiro dos Jacarés, Orquidário e Bromeliário, além da apreciação de toda a fauna livre.

Paiol da Cultura

Um dos principais atrativos do Bosque da Ciência é o Paiol da Cultura, local onde são realizadas exposições de artistas amazonenses, dentre outros, para visitação. “O Paiol da Cultura é um diferencial, porque geralmente as pessoas não saem de casa exclusivamente para ir a uma galeria de arte e aqui já está dentro do parque, onde é aberto à visitação pública”, atenta o coordenador do Paiol, Ney Amazonas.

O trabalho que estará exposto nesse período de férias se intitula “Amazônia: Um Grande Habitat”, do artista Téo Braga. “Nesses 17 anos de existência do Bosque é a terceira vez que o artista expõe aqui. Dessa vez ele veio com uma novidade dentro do seu trabalho que são os quadros em alto relevo, que têm chamado muita a atenção dos visitantes”, explica Amazonas. 

Serviço

O horário de funcionamento do Bosque da Ciência nas férias será todos os dias da semana, das 9h às 17h. As visitas de grupos escolares têm entrada franca, porém precisam ser agendadas por meio de uma solicitação pelo telefone (92) 3643-3192 ou pelos e-mails bosque@inpa.gov.br e ivaraujo@inpa.gov.br.

Artistas interessados em expor no Paiol podem procurar o responsável, Ney Amazonas, nos telefones (92) 9116-1706 ou (92) 3643-3616. A exposição pode ficar no espaço de 30 a 35 dias, se agendada com antecedência.