Publicidade
Amazônia
Amazônia

Campanha mobiliza para a conservação do 'sauim-de-coleira'

A ação tem como foco principal estabelecer uma demanda política para criar novas Unidades de Conservação 17/10/2015 às 09:32
Show 1
O biólogo e coordenador da campanha “Salve o Sauim”, Maurício Noronha, irá lançar o livro sobre a espécie em extinção
Acritica.com Manaus (AM)

Reconhecido como uma das espécies mais ameaçadas de extinção do bioma Amazônia, o sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) será alvo de uma campanha que começa a partir de segunda-feira (20). A mobilização tem como foco principal estabelecer uma demanda política para criar novas Unidades de Conservação (UC) necessárias para tirar o sauim-de-coleira do caminho da extinção.

A campanha pretende ainda discutir com o Estado a aplicação de política públicas adequadas para a conservação da espécie. O biólogo e coordenador da campanha “Salve o Sauim”, Maurício Noronha, destaca que a ideia é conscientizar, sensibilizar a sociedade para a questão da conservação da espécie e que a temática seja amplamente discutida. “Queremos que os amazonenses sintam orgulho de serem os guardiões desse primata tão especial”, enfatiza Noronha.

A campanha, segundo o coordenador, se estende até o final de dezembro. Uma petição pública on line, começou a circular e pretende obter 100 mil assinaturas que serão entregues ao poder público estadual e federal, respaldando a reivindicação de criação de novas Unidades de Conservação, além das 24 já existentes.

De acordo com Maurício Noronha, atualmente, a espécie se encontra insuficientemente protegida em unidades de conservação. “A maior parte delas não possui tamanho suficiente para garantir populações viáveis de sauins, além de estarem inseridas em categorias de uso pouco adequadas às necessidades de conservação da espécie”, explicou o biólogo.

Programação

Como parte das atividades de campanha, será promovido um evento no Dia do Sauim, na segunda-feira (20), no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com o lançamento do livro “Sauim-de-coleira: a história de uma espécie ameaçada de extinção”. O evento contará ainda, com a exposição fotográfica “Sauim-de-coleira: 192 anos de história”, que comemora o aniversário de descoberta do sauim para a ciência.

Também serão expostas mais de 80 fotografias e ilustrações, proporcionando um encontro com a natureza e a história do Amazonas.

Em números

Ao todo, oito Unidades de Conservação (UC) a serem criadas. É a proposta da campanha “Salve o Sauim”. Em Rio Preto da Eva e Itacoatiara existem os últimos 4 blocos florestais que servem para a implementação de UC, o restante está dividido em blocos isolados.