Publicidade
Amazônia
Amazônia

Cheia do Rio Negro no Amazonas pode atingir seu recorde nesta quarta-feira (16)

De acordo com o encarregado de hidrologia do Porto de Manaus, Valderino Pereira, o rio Negro vem subindo uma média de dois centímetros ao dia 14/05/2012 às 07:52
Show 1
Carlos aproveitou para pescar na rua Frei José dos Inocentes, no Centro
jornal a crítica Manaus

Os próximos dias serão decisivos para determinar se a cheia deste ano vai ou não ultrapassar as marcas atingidas durante o mesmo período em 2009, considerada a maior enchente  já registrada no Estado nos últimos cem anos. De acordo com o encarregado de hidrologia do Porto de Manaus, Valderino Pereira, o rio Negro vem subindo uma média de dois centímetros ao dia. “Se continuar a subir essa média é provável que atinja a marca de 2009 a partir de quarta-feira”, disse o encarregado, dando uma média de acordo com o comportamento do rio.

Apesar de não terem conhecimento técnico para saber a cota, os visitantes que estavam no deck do Porto de Manaus observaram que a linha d’água atingiu a marca da cheia de 1953 (29,69m).

Apesar dos prejuízos que a enchente deste ano vem trazendo à população de Manaus, ela proporciona imagens inusitadas. Despreocupado, ontem o aposentado que se identificou apenas como Carlos estava tentando fisgar um peixe no lago que se formou em frente à casa dele, na rua Frei José dos Inocentes, no Centro.

O aposentado disse que, em meio ao caos da cheia, teve sorte na pescaria. “Já peguei até um aracu. Tô pescando só para passar o tempo”, disse ele.