Publicidade
Amazônia
Cotidiano, Chuvas, Clima, Tempo, Inmet, Lúcia Gularte

Chuva anormal para o mês de julho está acima da média em 10 municípios do AM, diz Inmet

Em Manaus, já choveu mais de 100 milímetros, quando a média para o mês é de 85,4 milímetros. Até o início da tardedesta sexta havia chovido 60 milímetros 20/07/2012 às 14:09
Show 1
Média de chuvas para julho é de 85,4 mm, mas somente nesta sexta-feira (20), até no início da tarde, havia chovido 60 mm, conforme o Inmet
Elaíze Farias Manaus

Mais de dez municípios do Amazonas, incluindo a capital Manaus, estão com chuvas acima da média para o mês de julho, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A meteorologista Lúcia Gularte informou que em Manaus, a média de julho é de 85,4 milímetros, mas somente nesta sexta-feira (20), até no início da tarde, já choveu 60 milímetros, conforme atestou a estação do Inmet.

Em Itacoatiara, em poucas horas nesta sexta-feira, choveu 100 milímetros, quando a média no município é de 129 milímetros no mês todo. Naquele município, as chuvas foram acompanhadas de rajadas de vento com velocidade média de 30 a 40 quilômetros por hora.

Alguns dos demais municípios que estão com volume de chuva anormal para julho são Parintins, Manacapuru, Careiro, Rio Preto da Eva e Barcelos.

Conforme Lúcia Gularte, as chuvas registradas nesta segunda quinzena de julho são anômalas. A causa é a permanência de um sistema meteorológico que, neste período, já era para ter se deslocado para o hemisfério norte, atingindo o Estado de Roraima e países como Venezuela e Colômbia.

Em Manaus, o aglomerado de nuvens que está causando as chuvas atuais vai permanecer neste final de semana. Esta condição meteorológica vai deixar o céu encoberto na capital e a cidade com clima mais agradável. Nas áreas de Manaus onde não houver chuva, será registrada uma forte neblina.

“Estamos em pleno fenômeno El Niño, que causa menos chuva na região. O normal para este final de julho é de chuvas fortes e rápidas”, disse Lúcia.

Já no sul do Amazonas, a condição meteorológica é de pouca chuva. No início desta semana, contudo, a presença de uma friagem fez cair a temperatura em municípios como Boca do Acre e Lábrea, com uma média de 9 a 11 graus.