Publicidade
Amazônia
Amazônia

Combate as queimadas deverá ser intensificado pelo Ibama

Estudos também mostraram que dois municípios da Amazônia que mais desmataram no mês de agosto foram Novo Progresso e Apuí 17/09/2012 às 08:28
Show 1
Fogo devasta a floresta no Município de Apuí, o líder em desmate no Amazonas
Jormal Acrítica ---

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai intensificar o combate as queimadas na região Sul do Amazonas. O alerta lançado na semana passada apressou as ações do órgão, cujo superintendente substituto, Geandro Pantoja, adiantou semana passada que o monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicou que a região entrou em “alerta vermelho”.

Estudos divulgados na semana passada também mostraram que  dois municípios da Amazônia que mais desmataram no mês de agosto foram Novo Progresso, no Pará, e Apuí, no Amazonas. Os dados são do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que realiza mensalmente levantamento na região. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (Sad) do Imazon, na sexta-feira (14).

O SAD também registrou 56 quilômetros quadrados de desmatamento ems assentamentos de Reforma Agrária  em agosto .

O SAD detectou ainda 232  quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal em agosto de 2012 (primeiro mês do novo ano de desmatamento). Isso representou uma diminuição de 3%  em  relação  a  agosto  de  2011, quando o desmatamento somou 239 quilômetros quadrados.

Em agosto de 2012, o Pará liderou com 50% do desmatamento, seguido por Mato Grosso (19%),  Amazonas  (16%) e Rondônia  (15%).