Publicidade
Amazônia
Amazônia

Cultura dos indígenas Tukano e Tuyuka é tema de mostra artística

O evento, que é uma iniciativa do projeto Ciência às 7 e meia, do Museu da Amazônia (Musa), ocorrerá no próximo dia 31 de outubro ao Teatro Direcional do Manauara Shopping 29/10/2012 às 12:41
Show 1
Exposição abordará a vida e a cultura dos índios Tukano e Tuyuka
acritica.com Manaus (AM)

Conhecimentos indígenas e icitiológicos, mitos e conceitos cosmológicos relacionados à origem dos peixes e suas relações com a humanidade serão temas de exposição e palestra que abordarão a vida e a cultura dos índios Tukano e Tuyuka, que habitam o Alto Rio Tiquié, no noroeste amazônico. 

A exposição “Peixe e Gente no Alto Rio Negro” vai abordar a cultura e as tradições dos povos indígenas e ocupará cerca de 1000m2 do centro de visitação do Museu da Amazônia, na Reserva Florestal Adolpho Ducke (em duas tendas esticadas na floresta e um pavilhão). O objetivo é contribuir para a conservação das tradições e saberes indígenas, através do seu rico patrimônio material e imaterial, expresso em suas aldeias e cerimônias, cozinha e armadilhas de pesca, no alto rio Negro.


No acervo da exposição estão armadilhas de pesca (algumas gigantes, construídas por artesãos indígenas no próprio local da exposição), painéis ilustrativos sobre os principais mitos da cosmologia Tukano, relacionados com os peixes e ilustrados pelo artista indígena Feliciano Lana; painéis ilustrativos de espécies de peixes encontradas na região do alto rio Tiquié, além de uma cozinha tipicamente indígena, com artefatos tradicionais trazidos de várias comunidades do alto rio Negro.

O evento, que é uma iniciativa do projeto Ciência às 7 e meia, do Museu da Amazônia (Musa), ocorrerá no próximo dia 31 de outubro ao Teatro Direcional do Manauara Shopping. Aloisio Cabalzar (ISA), Ennio Candotti (Musa), Tarcisio Barreto (Conhecedor Tukano) e Guilherme Tenório (Conhecedor Tuyuka) vão apresentar o que está sendo preparado para a exposição “Peixe & Gente no Alto Rio Negro”, a ser inaugurada no próximo mês, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, na zona leste de Manaus.

Serviço

O que: “Peixe & Gente no Alto Rio Negro: conhecimentos indígenas sobre a pesca"

Quando: 31 de outubro de 2012

Onde: Teatro Direcional, no Manauara Shopping, na Avenida Mário Ypiranda (antiga Recife), bairro Adrianópolis.

Horário: 19h30

Entrada Gratuita

Palestrantes: Aloisio Cabalzar (ISA), Ennio Candotti (Musa), Tarcisio Barreto (Conhecedor Tukano) e Guilherme Tenório (Conhecedor Tuyuka).