Publicidade
Amazônia
Amazônia

Defeso a espécies de peixes começa nesta quinta-feira (15) no Amazonas

Desde 2005, o defeso é aplicado anualmente neste período, pois essas espécies realizam migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos ou sementes 14/11/2012 às 12:03
Show 1
Entre as espécies de peixe está o pacu
acritica.com Manaus

A proibição à pesca, transporte, armazenagem, beneficiamento e comercialização de peixes das espécies matrinxã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e mapará em toda a bacia hidrográfica Amazônica, começa a valer nesta quinta-feira (15). A medida anual conhecida como período do defeso da piracema, no Amazonas, em detrimento a instrução normativa Nº 45 do Ministério do Meio Ambiente, se estende até 15 de março de 2013.

Desde 2005, o defeso é aplicado anualmente neste período, pois essas espécies realizam migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos ou sementes. Na seca dos rios as espécies nadam contra a correnteza para poderem realizar seu processo reprodutivo, por isso sua exploração se torna proibida neste período.

Os estabelecimentos que possuem o peixe em estoque tais como frigoríficos, restaurantes e outros que adquiriram os pescados antes do defeso, podem fazer sua comercialização, desde que declarem a carga ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no período de 15 a 19 de novembro, e recebam autorização para a comercialização.

Para quem descumprir a lei, fazendo o uso indevido do peixe ilegalmente e for pego pescando, transportando, comercializando e até mesmo comprando, serão aplicadas as devidas penalidades com multas de 700,00 reais e que podem chegar a 100,000,00 reais por quilo ou fração do produto da pescaria.

A superintendência do Ibama no Amazonas reitera que haja uma conscientização da  população e dos comerciantes para não agirem de forma ilegal observando com boa conduta este período de defeso da piracema.