Publicidade
Amazônia
Código Florestal,Dilma Rousseff,#vetadilma,Meio Ambiente,Michel Temer,Twitter,Redes Sociais

Definição sobre o Código Florestal fica para esta sexta (25)

O anúncio oficial deverá ser feito à tarde pela presidenta Dilma Rousseff, em uma coletiva de imprensa, junto com os ministros do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura 24/05/2012 às 23:42
Show 1
Presidenta Dilma Rousseff fará anúncio sobre os vetos, nesta sexta-feira (25) à tarde
Síntia Maciel* Manaus

O anúncio dos vetos parciais ou totais, por parte da presidenta Dilma Rousseff (PT) em relação ao texto do Código Florestal, ficou para esta sexta-feira (25), último dia para a mandatária se pronunciar sobre o assunto.

Nesta quinta-feira (24), Dilma ficou reunida por mais de sete horas com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; Meio Ambiente, Isabela Teixeira; Mendes Ribeiro, Agricultura; Casa Civil, Gleisi Hoffman  e o advogado Geral da União, Luis Inácio Adams, todos envolvidos nas negociações do Código Florestal, para tratar sobre os vetos ao texto aprovado há pouco menos de um mês pela Câmara.

O anúncio oficial deverá ser feito à tarde, durante uma coletiva com a imprensa, em companhia dos ministros do Meio Ambiente, Isabella Teixeira; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e da Agricultura, Mendes Ribeiro.   

Entretanto, antes de tal pronunciamento, Dilma deverá ser reunir com os líderes do Governo no Congresso, senador José Pimentel (PT); no Senado, senador Eduardo Braga (PMDB), e na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT), para expor a decisão final sobre os vetos.  

Pressão
No decorrer desta quinta-feira, dia em que a presidenta deveria ter anunciado os vetos, a especulação foi grande em torno do assunto, bem como a pressão por parte de ambientalistas e ONGs ligadas ao meio ambiente e preservação.

O vice-presidente Michel Temer chegou a comentar que a presidenta faria vetos parciais ao novo código. A declaração foi feita em meio uma reunião com integrantes do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE).

Na rede social Twitter, os internautas promoveram um “twittaço”, durante a tarde, com a hashtag #VígiliaVetaTudo, chegando a figurar como a primeira no ranking do Trend Topics Brasil.

Pontos Discordantes
Entre os pontos considerados polêmicos do Código Florestal e que devem ser vetados pela presidenta Dilma Rousseff estão a anistia a “desmatadores”, redução de áreas protegidas, recomposição de áreas desmatadas e concessão de créditos para “irregulares”.

*Com informações de agências