Publicidade
Amazônia
Amazônia

‘Dia do Índio’ terá encontro em Manaus para discutir futuro dos povos indígenas

Nesta quinta-feira (19), “Dia do Índio”, pauta-se a apresentação das ações prioritárias que deverão ser operacionalizadas a partir de 2012 pelo Comitê Gestor Indígena  18/04/2012 às 13:34
Show 1
Etnia quase desapareceu nos anos 80 e renasceu após programa PWA
acritica.com Manaus (AM)

O “Dia do Índio” será marcado com atividade importante para traçar o futuro do povo indígena no Amazonas, nesta quinta-feira (19 de abril), quando será realizada a primeira reunião do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

O encontro começa às 9h, no auditório da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), e pretende apresentar as ações prioritárias e as estratégias para a operacionalização de cada uma delas, por meio das quatro câmaras técnicas que formam o comitê.  

O evento faz parte da programação do Abril Cultura Indígena, que começou na última segunda-feira em Manaus e prossegue até o dia 1º. de maio, também com atividades no interior do Amazonas.

Comitê

Gestor Indígena é presidido pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e reunirá as 52 instituições parceiras que integram o comitê, a Funai nacional (cuja sede funciona em Brasília) e representantes das seis coordenadorias regionais da Funai no Estado, localizadas nas regiões do Madeira, Purus, Juruá, Rio Negro, Alto Solimões e Manaus.    

O comitê foi instalado em julho do ano passado, com o objetivo de implantar e implementar ações de etnodesenvolvimento nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, manejo de recursos naturais, pesquisa, esporte, cultura, infra-estrutura, fomento e desenvolvimento regional.