Publicidade
Amazônia
Amazônia

Eletrobras Amazonas Energia realiza a 16ª Soltura de Quelônios no rio Uatumã

O “Projeto Quelônios do Uatumã” é desenvolvido pelo Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA), localizado na Vila de Balbina 15/03/2014 às 17:21
Show 1
Soltura de quelônios, neste fim de semana, mobiliza comunidades ribeirinhas
Acritica.com* Manaus (AM)

A Eletrobras Amazonas Energia realiza no período de 15 a 17 de março de 2014,  a  tradicional  ‘Soltura  de Quelônios’ no rio Uatumã.  O “Projeto Quelônios do Uatumã” é desenvolvido pelo Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA), localizado na Vila de Balbina. Este ano serão devolvidos à natureza cerca de 17 mil filhotes de quelônios que nasceram nas praias artificiais e viveiro do Centro, bem como nas praias naturais das regiões do lago Maracaranã e Jaroacá.

Os filhotes estão distribuídos entre as espécies de: tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa), tracajá (P. unifilis), iaçá (P. sextuberculata) e irapuca/capirã (P. erythrocephala). A ação acontece no município de São Sebastião do Uatumã e também envolve comunidades dos municípios de Presidente Figueiredo e Itapiranga. 

A Soltura de Quelônios do Uatumã trata-se de um dos projetos socioambientais da Eletrobras Amazonas Energia e recebe a coordenação da Assessoria de Sustentabilidade e de Meio Ambiente da empresa. O Projeto conta também com o importante envolvimento de moradores das comunidades ribeirinhas da região, por meio de atividades socioambientais e tem como objetivo conservar as  populações  de quelônios aquáticos no rio Uatumã, além de manter o equilíbrio ambiental entre flora/fauna e populações tradicionais na região da RDS Uatumã.

Com informações da assessoria