Publicidade
Amazônia
Amazônia

Em Manaus, chuvas prolongadas são causadas por ventos vindos do hemisfério norte do país

No mês de agosto é comum ocorrer tempestade de curta duração, mas as atuais precipitações têm como características chuva mais prolongadas 10/08/2012 às 15:29
Show 1
A previsão é que esse tempo permaneça neste final de semana
Elaíze Farias Manaus (AM)

Ventos quentes e úmidos acompanhados de rajadas de ventos e descargas elétricas vindos do hemisfério norte do país são a causa das chuvas registradas em Manaus e na parte central do Estado nos últimos três dias, segundo a meteorologista Lúcia Gularte. A previsão é que esse tempo permaneça neste final de semana, com a ocorrência de temporais localizados em todo o Estado.

“Até a semana passada, os ventos estavam de sul para o Norte. Por isso ocorreu todo aquele ar seco, com baixa umidade. Só que faz três dias que os ventos mudaram de direção. Em Roraima e todo o extremo norte do hemisfério estão no período chuvoso”, disse Lúcia.

Em agosto é comum ocorrer tempestade de curta duração, mas as atuais precipitações têm como características chuva mais prolongadas. Segundo Lúcia, isto não chega a ser uma condição anômala, embora não seja comum. Foram as condições atmosféricas que incluem a presença de partículas sólidas e ventos quentes e úmidos que ajudaram a alterar as atuais condições meteorológicas.

Apesar da ocorrência de chuvas, até na manhã deste dia 10 havia chovido apenas 10 milímetros em agosto. A média para o mês é de 47 milímetros.